Tecnologia

Valve anuncia Steam Machines – consolas SteamOS para a sua sala de estar


[pub]
Depois da Valve surpreender tudo e todos ao anunciar que vai entrar na corrida dos sistemas operativos, ao introduzir o SteamOS, a produtora de jogos não se ficou por aqui e anunciou a nova geração de consolas Steam Machines que pretende lançar em meados de 2014. A Valve também anunciou que uma versão destas consolas, vai ser disponibilizada num novo programa de beta testing a começar ainda este ano.

Trata-se da segunda das três novidades, planeadas para serem reveladas esta semana, e que pretendem demonstrar o empenho da Valve em expandir o serviço de distribuição de jogos digitais Steam. Segundo a produtora de jogos, apenas vão ser fabricados 300 protótipos da Steam Machine em 2013 e estão vão estar reservados para efeitos de teste. De modo a incentivar o desenvolvimento deste novo tipo de consolas, a Valve vai abrir este programa de testes a qualquer pessoa que possua uma conta no Steam.

E o mais interessante é que os protótipos vão ser fornecidos de forma totalmente gratuita, ao conjunto de 300 felizardos que forem escolhidos para o teste. Ou seja, não só quem for seleccionado vai testar uma tecnologia de ponta, mas na prática ao que tudo indica vai levar uma máquina nova para casa. Para se candidatar ao programa de beta testing, tem de consultar o endereço no final deste artigo.

Mas o conceito de Steam Machines, não diz respeito a um conjunto de protótipos ou mesmo um único modelo (ao contrário do modelo que é adoptado pelos gigantes, Sony, Nintendo e Microsot). Aliás, a Valve referiu que uma variedade de “Steam Machones”, vão estar disponíveis no próximo ano, provenientes “de diferentes fabricantes”, incluindo a própria Valve. O objectivo destas consolas é bem claro e definido – trazer para o mercado uma consola de jogos para desfrutar de jogos de PC na sala de estar.

img_valve_steam_machines_02

Segundo a Valve, o único “hardware beta” ou se preferir os únicos protótipos Steam Machines, vão ser fabricados pela própria empresa. Além deste aspecto, todas as consolas que quiserem ter esta designação vão ter que chegar ao mercado com o SteamOS instalado, o sistema operativo/operacional que promete tornar a Valve num fabricante proeminente de consolas.

A Valve, não avançou para já nenhumas especificações dos diversos dispositivos que vão chegar ao mercado, mas referiu que as Steam Machines vão oferecer várias opções no campo das especificações, preço e performance e que em breve vão ser reveladas (nem que seja pelos beta testers)-

Os protótipos para teste vão incluir cerca de 3.000 jogos que estão já disponíveis no Steam, onde algumas centenas de títulos já são suportadas nativamente no SteamOS. Todos os restantes títulos serão “streamable” refere Valve. E depois de sabermos que a SteamOS aposta forte no Hardware e no Software, resta saber qual vai ser o terceiro anúncio da semana. Há quem refira que para completar este triângulo perfeito a Valve vai anunciar na sexta-feira, a introdução de novos e inovadores periféricos de jogos. Mas não falta muito tempo até sabermos, se os rumores são verdadeiros.

Fonte: Steam Machines


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *