Notícias

2,9 milhões de contas da Adobe comprometidas por ciberataque



A empresa de software Adobe revelou ontem que a sua rede foi comprometida por um sofisticado ciberataque. Os cibercriminosos obtiveram acesso acerca de  2,9 milhões de nomes de clientes, números de cartão de crédito (ou débito) criptografados, datas de vencimento e outras informações relativas aos pedidos dos clientes.

A Adobe não mencionou quando é que a violação dos dados efectivamente ocorreu, só disse que a sua equipa de segurança descobriu, recentemente, diversos ataques à sua rede, inclusive o código fonte de inúmeros produtos da Adobe, foi também acedido e manipulado.
A empresa diz que tomou as seguintes medidas:

Como medida de precaução, a empresa está a redefinir as senhas dos clientes para ajudar a prevenir o acesso não autorizado a contas Adobe ID. Se o seu ID de utilizador (usuário) e senha foram envolvidos, você receberá uma notificação por e-mail com informações sobre como alterar sua senha. A Adobe também recomenda que você altere as suas senhas em qualquer site, onde você possa ter utilizado o mesmo ID de utilizador e senha.

A empresa está em processo de notificar os clientes cujo cartão de crédito ou de débito possam estar envolvidos neste incidente. Se eventualmente a sua informação estiver envolvida, você vai receber uma carta de notificação com informações adicionais sobre os passos que você pode tomar para ajudar a proteger-se contra a potencial utilização indevida das suas informações pessoais.

A Adobe também está oferecer aos clientes, cujo crédito ou informações de cartão de débito esteve efectivamente envolvido, a total restituição dos valores que possam ter sido roubados.

Adobe diz que a sua investigação até agora descobriu que os atacantes conseguiram o acesso às informações dos clientes, nomeadamente o seu id e as suas senhas criptografadas.

A empresa também apresentou o seguinte pedido de desculpas: “Lamentamos profundamente que este incidente tenha ocorrido. Estamos a trabalhar arduamente em conjunto com outros parceiros externos e as autoridades federais, para resolver todo este incidente. Valorizamos a confiança dos nossos clientes. Vamos trabalhar agressivamente para evitar que estes tipos de situações ocorram no futuro. Mais uma vez, lamentamos profundamente qualquer inconveniente que isso possa causar.”

Mais informações nos seguintes links :

O que aconteceu?

Acesso ilegal ao código fonte da Adobe

Importante alerta de segurança para os clientes

 

E você? Fez parte deste incidente?


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *