Facebook privacidade adolescentes Redes sociais

Facebook vai passar a dar voz aos adolescentes



O Facebook anunciou que irá liberar os adolescentes das restrições impostas, podendo agora os utilizadores na faixa etária entre os 13 e 17 anos tornar as suas publicações abertas para toda a comunidade do Facebook.

Até agora o Facebook tinha uma restrição para os adolescentes, que não permitia que estes publicassem conteúdo para alguém fora do circulo dos seus amigos, ou conhecidos dos seus amigos. Esta restrição na privacidade das publicações dos adolescentes serviria para proteger a sua privacidade, assumindo que estes não teriam ainda a capacidade de distinguir qual o tipo de informação que poderia ser positiva ou negativa para a protecção da sua própria privacidade.

“Os adolescentes estão entre os usuários mais experientes em mídias sociais, e quer se trate de envolvimento cívico, ativismo, ou seus pensamentos sobre um novo filme, eles querem ser ouvidos”, disse o Facebook num comunicado oficial onde anunciaram estas alterações.

Será esta uma medida positiva e genuinamente boa por parte do Facebook para com os adolescentes? A verdade é que a faixa etária entre os 13 e 17 anos é uma das que mais utilizam o Facebook, e já existem pessoas a criticarem e apontarem o dedo a estas acções. Jeffrey Chester, director-executivo do centro Digital Democracy vem alertar para um facto que certamente os adolescentes nem sequer pensarão, dizendo que o Facebook está apenas a denegrir a segurança e privacidade dos adolescentes para fazer aumentar o seu negócio.

As alterações irão começar a entrar em vigor de forma faseada, e os utilizadores que passarem a ter esta alteração activa irão passar a conseguir alterar a privacidade das suas publicações, tornando-as públicas. Os verdadeiros resultados destas alterações irão ser apenas possíveis de mensurar com o passar de algum tempo, quando for já possível medir o impacto, percebendo se será positivo ou negativo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *