Chromecast da Google Gadgets

Google Chromecast em análise


Se já ouviu falar do Google Chromecast também já deve ter ouvido que apenas está disponível nos Estados Unidos, mas a Amazon disponibilizou este gadget da Google para outros países mesmo com os avisos de quebra de garantia e a não garantia de funcionamento. Mas depois de alguns dias de uso intensivo, posso dizer que funciona na perfeição.

As bases do Google Chromecast

O Google Chromecast é uma simples (mas poderosa) pen HDMI que se conecta às televisões e que possibilita a reprodução de vídeo a partir de um computador, smartphone ou tablet (Android ou iOS). Existem de momento 3 funcionalidades principais na utilização do Chromecast, visualização de vídeos do YouTube, Netflix ou qualquer aba do browser Google Chrome.

O Chromecast não traz integrado qualquer tipo de interface de controlo, sendo que toda a gestão de qualquer transmissão para a televisão feita através do dispositivo móvel ou computador.

Um das características impares do Chromecast é o facto de não transmitir os vídeos directamente a partir dos dispositivos, mas sim a partir da Cloud. Com isto, em vez de os dispositivos enviarem os vídeos para a pen, apenas a informam de qual vídeo deve transmitir e através da Cloud a pen realiza a reprodução de forma autónoma, podendo assim continuar a realizar qualquer outra acção no dispositivo em questão.

Para realizar as transmissões de abas do Google Chrome apenas vai ser preciso instalar uma pequena extensão própria do Google Chromecast.

Google Chromecast

 

Instalação simples e rápida!

Seria provavelmente impossível que a Google conseguisse criar uma forma ainda mais rápida e simples de instalar o Chromecast. Para proceder a toda a instalação basta seguir os seguintes passos:

Download da aplicação de instalação.

2º Ligar o Chromecast a uma entrada HDMI.

3º Ligar fonte de energia (USB ou transformador).

4º Iniciar a aplicação e colocar a palavra passe da sua rede Wi-Fi.

Para a ligação de qualquer dispositivo extra basta instalar a aplicação e vai conseguir ligar-se ao Chromecast quase de forma instantânea, não existindo qualquer tipo de limitação no número de dispositivos que podem ser conectados.

Instalação Google Chromecast

 

Reprodução com a aplicação Netflix

O Netflix é na sua essência um vídeo clube online, e revelou-se ser uma das melhores utilizações para o Google Chromecast, onde todos os dispositivos onde foi testada a reprodução de vídeos para a televisão ofereceram um grande nível de qualidade, independentemente do dispositivo utilizado.

Existe um pequeno detalhe na reprodução de vídeos com o Netflix que me deixou deliciado, o facto de puder controlar a reprodução a partir de qualquer dispositivo que esteja com os mesmos dados de utilizador. Por exemplo, posso iniciar a transmissão no meu computador de secretária, e depois se por algum motivo precisar de parar a reprodução poderei sem qualquer problema utilizar o meu smartphone Android.

Mas, apesar destes pequenos detalhes fantásticos, existe uma funcionalidade presente na aplicação para computadores que não funciona (ainda) com o Chromecast. Na visualização de séries o Netflix – quando utilizado no computador – efectua a passagem de episódios de forma automática, o que ainda não é possível de realizar quando transmitimos os vídeos para a televisão.

Netflix Chromecast

 

YouTube e o Chromecast

A visualização de vídeos do YouTube através do Google Chromecast foi sem dúvida a funcionalidade que mais utilizei desde que recebi a pequenina pen em casa. A experiência de visualização do YouTube veio revelar-se ainda melhor do que do Netflix, e certamente não tem qualquer tipo de comparação com a experiência oferecida pelas aplicações embutidas nas novas televisões ou consolas de jogos.

Tal como no caso do Netflix, a transmissão de vídeos do YouTube tem também uma pequena pérola caso esteja a utilizar um smartphone ou tablet, podendo acrescentar vídeos e mais vídeos a uma lista de espera de reprodução na televisão, desta forma não vai ser necessário andar sempre a mexer no equipamento à procura de vídeos para reproduzir.

No entanto, também na utilização do YouTube existe um detalhe que poderá ser melhorado. Quando estamos a visualizar vídeos que foram embutidos em sites externos ao YouTube não se encontra disponível o botão “cast”, sendo obrigatório navegar até ao site oficial para realizar a transmissão nas melhores condições.

Abas do Google Chrome directamente na Televisão

No inicio do artigo referi que é também possível realizar a transmissão para a televisão qualquer aba do Google Chrome, e isso é mesmo possível fazendo apenas a instalação da extensão específica do Chromecast.

Existem muitas plataformas de vídeo como por exemplo o DailyMotion que não têm suporte nativo para o Chromecast, e nesses casos a utilização das abas do Google Chrome poderá revelar-se bastante interessante, bastando activar o streaming directo da aba a ser utilizada.

Existe um pequeno contratempo que durante a minha utilização não se revelou minimamente importante. Quando é realizado o streaming de abas do Chrome, existe um atraso de 1 ou 2 segundos na imagem, contudo, o som que é emitido na televisão está perfeitamente sincronizado com a imagem que é reproduzida, por isso mesmo não representa qualquer interferência na reprodução de vídeos.

Esta foi uma funcionalidade que acabei também por utilizar bastantes vezes, na sua grande maioria em duas situações específicas. Para ouvir rádios online directamente no Home Cinema da minha televisão ou então para a visualização de filmes e séries em sites como por exemplo o WarezTuga.

Tech&Net Chromecast

 

Conclusões finais

Com este pequeno gadget a Google veio revolucionar a forma como podemos utilizar a nossa televisão e também a forma como vemos vídeos em casa, e com o seu preço bastante reduzido, posso dizer com certeza que foi o melhor gadget que comprei nos últimos anos.

Desde a sua chegada a minha casa, posso garantir que não passou um dia em que não fosse utilizado, e não por eu ser um maníaco dos gadgets, mas sim pela sua extrema facilidade e qualidade de utilização, com apenas um clique deixo de ver vídeos no pequeno ecrã do portátil e passo a ver na minha televisão da sala.

Ainda existem muitos pontos onde é possível melhorar o Google Chromecast e também várias funcionalidades que podem ser implementadas, mas por apenas 35$ na Amazon.com (valor dos portes poderá variar entre cada país), este é sem dúvida um gadget que qualquer família que tenha uma televisão com entrada HDMI vai tirar um grande proveito.

 

Design
Performance
Funcionalidades
Usabilidade
Valor
Pensamentos finais

Com todas as suas funcionalidades e qualidade de performance, e adicionando o seu baixo custo, pode-se dizer que o Google Chromecast irá revelar-se um dos melhores gadgets para valorizar o seu investimento!

Classificação 4.6

2 comentários em Google Chromecast em análise

  1. Ricardo

    Segundo percebi, não poderei visualizar ficheiros de vídeos q tenha no meu pc na tv (sem ter um cabo entre o pc e a tv)…
    Certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *