huawei-logo Mobile, Notícias

Huawei é terceiro maior construtor mundial atrás da Samsung e da Apple



A Huawei destronou a LG como o terceiro maior construtor mundial, mas ainda assim está a grande distância da Samsung e da Apple, as duas casas que continuam a dominar o mercado mobile.

As estimativas da Strategy Analitics dão conta que o construtor chinês consegue o terceiro lugar no ranking do mercado mobile com 5 por cento de quota de mercado no terceiro trimestre do ano, destronando assim a LG. Para este bom resultado, muito contribuíram os últimos modelos da marca e o imenso mercado interno da China. Aparelhos como o phablet Ascend Mate, de que o TecheNet hoje publicou uma análise, têm ajudado a Huawei a conseguir uma cada vez maior implantação no mercado.

Sem surpresas, a Samsung lidera destaca este ranking dos maiores construtores da indústria mobile, vencendo com uns avassaladores 35,2 por cento de quota de mercado. A posição da marca coreana está para durar, uma vez que apenas a Apple lhe faz alguma frente e mesmo assim bem distante dos valores apresentados pela Samsung: A empresa de Cupertino tem uma quota de mercado de 13,4 por cento.

Daí que a terceira posição alcançada pela Huawei constitua uma verdadeira surpresa e a companhia chinesa está a pôr de lado a imagem de patinho feio que detinha no seio da indústria e a colher os frutos do seu investimento em smartphones com uma boa relação qualidade/preço e a aproveitar dos momentos menos bons vividos pelos seus competidores, nomeadamente pela HTC.

Mercado cresce 45 por cento ao ano

Um outro estudo hoje conhecido da nota de que o mercado dos smarphones está a crescer à impressionante média de 45 por cento ao ano. De acordo com os analistas da WWS (Wireless Smartphones Strategies), os construtores alcançaram pela primeira vez a barreira dos 250 mil milhões (bilhões) de unidades colocadas  no mercado.

Estes analistas afirmam que no terceiro trimestre de 2013 6 em cada 10 aparelhos vendidos foi um smartphone. Nos países desenvolvidos a aposta está a ser em aparelhos 4G e nos países emergentes são os smartphones 3G que lideram as preferências dos consumidores.

Este estudo mostra também a percentagem de crescimento dos construtores e, uma vez mais, é a Samsung que consegue a liderança tendo um aumento de 55 por cento e vendendo duas vezes mais aparelhos do que a Apple, que mesmo assim conseguiu um aumento de 36 por cento. Em termos percentuais, o maior salto é dado – agora sem surpresas – pela Huawei, que conseguiu um incremento de dispositivos colocados no mercado da ordem dos 67 por cento.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *