Internet

Mozilla introduz TogetherJS uma biblioteca de colaboração Javascript



A Internet é um recurso que na sua génese promove a colaboração. Apesar da maior rede do mundo ter evoluído de páginas estáticas até portais bastante dinâmicos, os actuais websites possuem poucos ou nenhuns recursos de colaboração em tempo real. A Mozilla pretende mudar a forma como colaboramos online com o TogetherJS.

A Mozilla Labs introduziu uma poderosa e flexível ferramenta de colaboração denominada TogetherJS. A ferramenta que na prática permite através da adição de um código JavaScript em qualquer página web, adicionar suporte para colaboração em tempo real.

A TogetherJS possibilita que dois ou mais visitantes de um site vejam o rato de um utilizador/usuário, bem como a posição do cursor e os cliques. Além de poder acompanhar a navegação do interlocutor com que interage, é-lhe possibilitado editar formulários em conjunto, assistir a vídeos e conversar via áudio e WebRTC. Mais uma vez, tudo isto é feito com base em tecnologias abertas (open source) e de domínio “standard” (CSS, Javascript, HTML5). O resultado é transformar qualquer site numa útil ferramenta de colaboração sem a necessidade de instalar qualquer software.

As potencialidades deste serviço são imensas e prevém usos mais esporádicos ou profissionais. Por exemplo se adicionado a um site de comércio electrónico que use, é possível que quando estiver a fazer uma compra seja ajudado por um amigo a seleccionar os itens adequados a adicionar ao carrinho de compras. Outro cenário onde vemos esta tecnologia a ter alguma utilidade, é em sites de ambientes corporativos onde um gestor de topo pode controlar em tempo real se a gestão de stocks está a ser conduzida de forma adequada pelo responsável pela tarefa.

Percebeu a ideia mas gostava de ver um exemplo? Então, assista o vídeo em baixo disponibilizado pela Mozilla Labs e aceda ao link onde pode encontrar toda documentação que necessita para começar a usar a biblioteca:

Site Oficial: Mozilla Labs – TogetherJS


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *