roaming photo Montez/TecheNet Mobile

O começo do fim do roaming de dados?



O serviço roaming de dados é uma ferramenta imprescindível para quem se desloca ao estrangeiro. Talvez por o saberem, as operadoras de todo o mundo aplicam um tarifário pesadíssimo pela possibilidade de se continuar conetado à net através do smartphone noutro país. Mas isso pode ter os dias contados. Uma operadora norte-americana anunciou agora que não vai cobrar nenhum valor adicional pela disponibilização do serviço.

A operadora TMobile dos Estados Unidos anunciou ontem que a partir de dia 31 de Outubro deixará de cobrar pelo acesso a dados através de roaming. Os subscritores de qualquer plano poderão consultar a net e enviar mensagens a partir dos seus smartphones quando estão no estrangeiro, pagando exatamente o mesmo como se o estivessem a fazer em casa.

O CEO da companhia, Jonh Legere, afirmou que a iniciativa se estende a 100 países, “quase todos os locais para onde as pessoas vão, cobrindo 95 por cento dos destinos dos viajantes”.

Esta iniciativa da TMobile pode vir a ter um forte impacto na forma como as outras operadoras olham para o mercado do roaming, dada a grande concorrência do setor. É de esperar que outras operadoras norte-americanas sigam o exemplo da TMobile, num movimento que se poderá mesmo estender a outros países, se bem que a um ritmo bastante inferior.

Em Portugal, os custos dos dados em roaming são extremamente elevados, com as principais operadoras a ofereceram pacotes de transmissão de dados com custos entre os 54 e os 55 cêntimos por 100 MB de tráfego – ou seja, por quase nada. Em alternativa, os utilizadores podem optar por pacotes diários. A TMN oferece um tarifário de 3 euros por dia com 40 MB ou 7 euros com 120 MB. A Vodafone aposta numa sobretaxa de 2,99 euros por dia em operadores da rede ou com quem tenha acordos e com o mesmo tarifário da utilização em Portugal. Finalmente, a Optimus oferece um tarifário de 3,09 euros por 10 MB.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *