Tecnologia

“Projecto Loon” da Google revela o conteúdo dos Balões Wi-Fi



Um protótipo da antena do ambicioso plano da Google designado por “Projecto Loon” ,foi revelado num vídeo do YouTube, o que provocou uma reacção positiva, principalmente a partir dos telespectadores.

O vídeo reuniu mais de 12 mil visitas desde a passada sexta-feira e apresenta os detalhes dos processos envolvidos durante toda a fase de elaboração deste projecto. O engenheiro Cyrus Behroozidisse que os utilizadores (usuários) não têm que se preocupar com problemas de conectividade. Apesar de a antena balão possuir movimentos constantes, estes não afectam a conectividade e comenta que:

“A antena realmente tem que ter mais sensibilidade fora de um ângulo, então ele faz em linha recta. Isso resulta em uniforme de intensidade do sinal, não importa onde o balão está em cima.”

Behroozi também admite que o protótipo ainda tem espaço para melhorias no departamento de performance, acrescentando que não tem certeza se as futuras antenas Loon vão ser efectivamente como este que foi apresentado na passada sexta-feira.

Para aqueles que não têm conhecimento deste projecto, a Google pretende “cobrir” toda a estratosfera da Terra com antenas, que não são mais do que antenas balão que permitem que a rede Wi-Fi seja mais acessível para o Planeta. Se tudo correr conforme o previsto, os balões são capazes de amplificar o sinal em todas as partes do Mundo, inclusive nas zonas terrestres ondem existem diversas dificuldades de conectividade. Por exemplo com este projecto quem vivesse na Antárctida seria capaz de aceder á internet com maior facilidade.

Durante estas fases preliminares, o custo do projecto ou a data de conclusão ainda é desconhecida. Considerando que a Google teve cerca de cinquenta mil milhões de dólares de receitas (surpreendentes) no ano passado, temos certeza que o factor financeiro não será um problema para esta gigante de tecnologia.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *