Sustentabilidade

RECICLAGEM – O que precisa saber para fazer…



Por esta altura a “arte” de RECICLAR e reaproveitar já não são um mistério. Existem porém algumas dúvidas comuns de nunca é demais esclarecer. Que coisas podem e devem ser recicladas e eventuais cuidados a ter, é o tema sobre o qual venho falar!

ECOPONTO AZUL

É o LAR das caixas de cartão, tenha o cuidado de as desmontar; todo o tipo de papel de escrita, revistas, jornais, envelopes (Se tiverem janela, de preferência, retire-a!)*, cartões de visita (desde que não plastificados), todas as embalagens de papel tais como pacotes de farinha e de açucar, rolos interiores do papel higiénico e rolos de cozinha, a bula e a embalagem de cartão dos medicamentos, sacos de papel, caixas de ovos, etc.
Atenção, não colocar: papel que esteja sujo (por ex: pratos de papel usados)** ou que contenha plástico, autocolantes, papel vegetal ou, naturalmente papel prata  (ecoponto amarelo),  sacos de cimento, lenços de papel, papel de cozinha e guardanapos sujos, embalagens de cartão com restos de comida agarrada (ex: caixas de pizza)**, embalagens de produtos químicos.

0152 Ecoponto

ECOPONTO AMARELO

É o local ideal para embalagens de plástico de sumos e óleos alimentares (de preferência escorridos), garrafas e garrafões de plástico, pacotes de bebidas, pacotes de batatas fritas, recipientes de iogurtes, sacos de plástico, frascos de champô e detergente, embalagens de iogurte, embalagens de leite, sumo e vinhos, latas de bebidas e conservas, tabuleiros de alumínio e aerossóis (desde que vazios).

Atenção, não colocar: garrafões de combustível, baldes, cassetes de video, canetas, CD e DVD’s, alguidares e baldes de plásticos, papel, cartão, electrodomésticos (electrão), esferovite, rolhas de cortiça (existe local específico para as mesmas), talheres de plástico, pilhas e baterias (pilhão), tachos e panelas, ferramentas, talheres de metal, etc.

ECOPONTO VERDE

É a casa das garrafas de bebidas e azeites, frascos e boiões de vidro vazios de conservas e doces,frascos de

perfume e cosmética. As garrafas com gordura não afectam a reciclagem pode porém, escorrê-las bem.

Não pôr: cerâmicas, lâmpadas, cristais, loiças, espelhos, pirex, ampolas de medicamentos, pratos, materiais de construção civil, janelas, vidraças,  chávenas, jarras, copos de vidro, embalagens de medicamentos.

 

OUTROS RECIPIENTES ESPECÍFICOS PARA RECICLAGEM

ÓLEO ALIMENTAR USADO
Muitos municípios já fazem a recolha selectiva destes óleos, através de oleões instalados na via pública. Se não for o caso da sua autarquia, tem duas opções: deitar o óleo usado num recipiente de plástico, vedá-lo bem, para não se abrir, e pô-lo no lixo indiferenciado. Por outro lado, a AMI-Assistência Médica Internacional estabeleceu parcerias com várias entidades (ver www.ami.org ) para receber aqueles óleos que, depois, serão reciclados e transformados em biodiesel.

LÂMPADAS
Deve depositá-las (à excepção das incandescentes, que podem ir para o lixo comum) no Ponto Electrão, o contentor de cor vermelha, em parques de estacionamento de centros comerciais e em áreas de serviço (lista completa em www.amb3e.pt ). Caso não existam na sua zona, deve entregar as fluorescentes com um material inflamável que polui o ambiente, quando deitadas no lixo comum – no local onde comprar as novas.

RADIOGRAFIAS E MEDICAMENTOS
A AMI efectua, regularmente, campanhas de recolha, em parceria com as farmácias.

PILHAS
Alguns ecopontos têm Pilhão (recipiente vermelho). Caso não haja, pode deixá–las nos caixotes existentes para o efeito nos super e hipermercados.

DSC_0296_640x428

 MADEIRA

Apesar de menos frequentes as embalagens de madeira devem ser depositadas directamente nos ecocentros

TINTEIROS, TONERS, TELEMÓVEIS
A AMI estabeleceu parcerias com várias entidades www.ami.org.pt ) que recebem estes objectos.

ROLHAS DE CORTIÇA
No âmbito de um programa de reciclagem desenvolvido pela Quercus, denominado Green Cork, pode deixá-las nos hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e em agrupamentos de escuteiros.

EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (incluindo CD’s, DVD’s, Cassettes)
No Ponto Electrão.

Notas:

– *Durante o processo de reciclagem, os contaminantes serão retirados por isso não é grave se deixar as janelas nos envelopes de papel;

– **Na reciclagem do papel e cartão, não é possível retirar essa sujidade de comida;

– Os medicamentos  devem ser entregues em farmácias que fazem a recolha e encaminham estes químicos para tratamento;

– Os copos de vidro não devem ser colocados no ecoponto pois para fazer os copos é usada uma liga diferente de vidro que não funde à mesma temperatura dos restantes vidros;

– Embalagens de vidro com tampas de plástico, coloque cada parte no ecoponto correcto. Por exemplo, alguns desodorizantes têm frasco de vidro, tampa, suporte roll-on de plástico.

– Não se esqueça de depositar no ecoponto o saco que usou para transportar as embalagens: no amarelo se for um saco de plástico, no azul se for um saco de papel.

Lembre-se que uma sociedade sustentável é uma sociedade com preço justo e sem desgaste. Poupe o seu dinheiro e a sua saúde – RECICLE!

Imagens: Cortesia de Sociedade Ponto Verde

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *