Software

USBFlashSpeed – Veja e execute testes de desempenho ao seu dispositivo USB



Um dos factores importantes na decisão de a compra de um componente de hardware é saber se o seu desempenho estará à altura do que era esperado. O USBFlashSpeed permite-lhe saber as velocidades de escrita e leitura do seu dispositivo USB.

Um dos melhores métodos para ter a certeza, como diz o velho adágio português: “não comprou gato por lebre”, é executar ferramentas de benchmark de modo a comparar as velocidades reais do seu dispositivo com as especificações mencionadas pelo seu fabricante. Da mesma forma que o desempenho da CPU, memória e disco rígido de um computador pode ser determinado usando vários métodos de software (i.e. benchmarks), também pode verificar o desempenho real de um pen drive ou disco USB.

O USBFlashSpeed é um serviço web que lhe permite ver e testar o desempenho do seu dispositivo de armazenamento USB. O site disponibiliza um aplicativo para Windows denominado “USB Flash Benchmark” para medir as velocidades de escrita e leitura da sua flash drive. Caso assim o deseje, pode publicar os resultados do seu teste no site USBFlashSpeed, cujo objectivo é compilar uma lista completa de todos os flash drives USB existentes no mercado.

A página web da USBFlashSpeed disponibiliza relatórios de benchmarks enviados por outros usuários com base na sua própria avaliação da velocidade de leitura e escrita, o que pode ser realmente útil para ter uma ideia que dispositivo comprar. Em alternativa pode sempre comparar os seus resultados obtidos com outro usuário com o mesmo dispositivo USB. Também pode usar o campo de pesquisa para encontrar resultados específicos sobre um determinado modelo de drive USB.

img_usbflashspeed_03

Mas o mais interessante, ou diríamos a cereja na topo do bolo, é a ferramenta de desktop que através da qual pode facilmente avaliar o desempenho do seu próprio flash drive.

O USB Flash Benchmark inclui com uma interface com utilizador/usuário bastante simples, visto que permite testar o desempenho do seu dispositivo USB, HDD ou SSD através de um único clique. Para isso, basta seleccionar a letra correspondente da unidade, através do menu drop-down no canto superior esquerdo. Uma vez seleccionada a letra correcta, a ferramenta exibe algumas informações relevantes sobre a própria unidade na seção ”Info”. O próximo passo é clicar em “Start benchmark” e deixar a ferramenta realizar uma “bateria” de testes. Como é normal enquanto os testes estiverem a executar, deve interagir o menos possível com a máquina de modo a não interferir de forma involuntária e viciar os resultados.

img_usbflashspeed_02

O aplicativo testa a unidade selecionada em diferentes taxas de leitura e escrita, e também regista tudo na parte superior da sua interface. O USB Flash Benchmark mede o desempenho através de diferentes conjuntos de ficheiros/arquivos, partindo dos maiores até chegar ao de menor tamanho. Uma vez terminada a execução pode ver o gráfico relativo à análise de desempenho e pode enviar os resultados para o site desta útil ferramenta. Caso deseje publicar resultados de benchmark do serviço online do USBFlashSped tem que seleccionar a opção ‘Enviar Relatório’ antes de iniciar os testes.

Caso opte por publicar o relatório on-line do teste de desempenho, vai lhe ser fornecido uma URL do relatório após a conclusão da execução. Assim pode guardar o link e mais tarde compará-lo com outros testes que entretanto execute ou pode mesmo compartilhá-lo com outras pessoas.

O USBFlashSped é uma app fundamental para os entusiastas de desempenho e está disponível para download gratuito através do link abaixo.

Site Oficial: USBFlashSpeed.com
Licença: Freeware
Sistema Operativo/Operacional: Windows XP /Vista / 7 e 8.
Download: USB Flash Benchmark


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *