Jogos, Tecnologia

Valve anuncia especificações para as máquinas Steam



A Valve revelou finalmente detalhes relativamente às 300 máquinas Steam (Steam Machines) que vão ser entregues à comunidade de beta testers. As especificações agora anunciadas apontam para máquinas com dimensões modestas, mas ambiciosas em capacidade de processamento.

Quando o anúncio das máquinas Steam foi feito há uma semana, as especificações de hardware não foram reveladas pela Valve. E pelo que sabemos agora, não existe uma especificação relativa a uma máquina Steam, mas a várias máquinas Steam fornecidas pela Valve.

O objectivo da Valve é testar um conjunto de configurações em várias versões das suas consolas e observar quais vão ser as mais adequadas para uma utilização sem qualquer tipo de latência. Além disso, como as configurações e especificações técnicas vão ser de domínio público, qualquer usuário/utilizador vai poder replicar a mesma configuração de modo a construir uma consola/PC idêntica mas ao mesmo tempo personalizada ao seu gosto.

As especificações de hardware para as 300 unidades de protótipo são :

  • GPU: as gráficas a equipar as máquinas estão abrangidas na seguinte lista: NVidia Titan , GTX780 , GTX760 e GTX660
  • CPU: Os processadores vão estar entre as seguintes opções: Intel Core i7-4770 , Intel i5- 4570 , e Intel i3
  • RAM: 16GB DDR3-1600 (CPU), 3 GB DDR5 (GPU)
  • Armazenamento: 1TB/8GB híbrido SSHD
  • Fonte de alimentação: Interna 450w 80Plus Ouro
  • Dimensões: aprox. 30 x 31 x 7.34 cm

A julgar pelas configurações possíveis a partir destes componentes de hardware específicos, a Valve utiliza como referência as característica de um PC topo de gama acessível nos dias de hoje. Este pormenor é aliás salientado no anúncio oficial da empresa:

A máquina Steam protótipo, é uma caixa com especificações de alto desempenho construída a partir de peças “off-the-shelf” que existem em computadores pessoais. Também é totalmente expansível, permitindo que qualquer usuário possa trocar o GPU, disco rígido, CPU, ou mesmo a motherboard (a placa-mãe)

Um pormenor muito interessante anunciado também pela Valve refere-se à sua intenção de lançar um arquivo/ficheiro CAD relativo a todos os aspectos esquemáticos necessários para construir uma máquina Steam. Isto significa que qualquer pessoa com o conhecimento e as possibilidades técnicas podem replicar até mesmo expandir o desenho referência da Valve. A máquina Steam promete portanto se tornar num paraíso dos entusiastas de “modding”.

Apesar de ter revelado as especificações base das máquinas Steam, a Valve não adiantou qualquer data precisa para quando vai apresentar as primeiras unidades. Relembramos que as máquinas Steam foram anunciados pela Valve como uma ambiciosa tentativa de construir uma consola/PC baseado no SteamOS – uma distribuição de Linux , que será capaz de executar jogos em Linux , Windows e Mac por streaming, e que tem tudo para ameaçar o domínio das consolas actuais.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *