Google Chromebook OK Google Tecnologia

“OK Google” vai chegar em breve aos Chromebooks



Nos dias de hoje já é cada vez mais comum o controlo de smartphones através de controlos de voz, mas em breve essa realidade irá ser transportada para os computadores portáteis da Google – os Chromebooks.

Francois Beaufort, o responsável pelas primeiras imagens do Chromebook Pixel no ano passado, descobriu esta funcionalidade no canal de developers do sistema operativo/operacional Chrome.

Segundo Beaufort, com esta funcionalidade apenas vai ser necessário – tal como nos smartphones e Google Glass – dizer “OK Google” e de seguida ditar qualquer termo que pretendermos pesquisar, funcionando também quando nos encontramos offline. Actualmente esta funcionalidade encontra-se no seu ponto mais básico, mas é um excelente indicativo de que a Google está a trabalhar duro para trazer algumas das funcionalidades mais recentes do Android para o seu sistema operativo/operaciona Chrome.

Tal como já é possível nos smartphones Android, é de esperar que quando esta funcionalidade estiver 100% desenvolvida e funcional para o Chrome OS, seja possível abrir aplicações ou até mesmo enviar emails apenas utilizando controlos de voz. Tendo em consideração que o Chrome OS tem muito do seu código baseado no browser da Google, poderá também vir a ser possível exportar algumas destas funcionalidades de voz para o browser, sendo assim possível utilizar em outros sistemas operativos/operacionais.

Já não é segredo a principal ambição da Google quando se fala de assistentes virtuais, e o líder da equipa do Google Search Amit Singhal já fez questão de deixar isso bem claro dizendo que “o destino do Google Search é tornar-se no tão famoso computador do Star Trek”, afirmando que é isso mesmo que estão a construir.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *