Notícias

Deixe condolências pela morte de Nelson Mandela na página da sua fundação


Nelson Mandela morreu esta noite aos 95 anos, depois de uma prolongada luta contra a doença. O herói sul-africano e Prémio Nobel da Paz faleceu num hospital de Pretória. Madiba foi vitimado por uma infecção pulmonar, não resistindo ao seu terceiro internamento este ano. A sua morte foi anunciada pelo presidente sul-africano Jacob Zuma.

Mandela foi o primeiro Presidente negro da África do Sul e conseguiu evitar que a transição do Apartheid para a democracia se fizesse sem um banho de sangue. Esse feito que lhe valeu o Prémio Nobel da Paz juntamente com Frederik de Klerk em 1993. Tendo passado 27 anos preso, o célebre prisioneiro 46664 emergiu como o pai da nova África do Sul.

A sua importância histórica à escala global é incontornável, sendo um dos poucos símbolos reconhecidos unanimemente enquanto estadista e homem de paz.

O Centro de Memória Nelson Mandela (Nelson Mandela Centre of Memory) permite que todos quantos se sintam tocados pelo desaparecimento do seu fundador possam expressar as suas condolências. Se for esse o seu caso, entre na webpage do centro e no final da mensagem em que é anunciado o desaparecimento de Madiba escreva a sua mensagem, depois de deixar o nome e o mail.

Na página, depois de anunciar a morte de Mandela, é deixado este testemunho:

“Queremos expressar nossa tristeza neste momento. Não há palavras para descrever adequadamente essa perda enorme para o nosso país e para o mundo. Damos graças por sua vida, sua liderança, sua devoção à humanidade e causas humanitárias. Saudamos o nosso amigo, colega e camarada e agradecê-lo por seus sacrifícios para a nossa liberdade. Nós, as três organizações de caridade que ele criou, gamo-nos dedicar a continuar a promover o seu legado extraordinário.”


15 comentários em Deixe condolências pela morte de Nelson Mandela na página da sua fundação

  1. Maria do Socorro Domingos dos S. Silva

    MANDELA

    De Mvezo – Mãe África para o mundo
    Um homem forte, com ideal profundo,
    A buscar forças contra a humilhação.
    Uma vida digna! Uma história bela!
    É – em resumo – o que nos legou Mandela
    Com sua luta contra a segregação.

    Um líder nato! Um grande sonhador
    Que veio ao mundo mostrar que o valor,
    Não está na pele nem na religião.
    De punho erguido, conclamava o povo
    A lutar e lutar! Fazer tudo de novo,
    Nada temendo! Nem mesmo a prisão.

    A sua vida simplesmente nos ensina
    Que a semente da liberdade só germina
    Quando encontra abrigo no coração.
    Cidadão do Mundo! De todas as praças,
    Um belo exemplo para todas as raças,
    Real escudo contra a opressão.

    E agora , órfãos do nobre guerreiro,
    Á irmã África e os irmãos do mundo inteiro,
    Gratos por tudo e com devoção,
    Qual Castro Alves entoam um grito:
    Voa Mandela, aos paramos do infinito
    Fica com Deus! Muito obrigado, irmão! …

    ***

    Uma sincera homenagem a Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013), cidadão do mundo, símbolo da luta contra a segregação racial (apartheid), incansável defensor dos direitos humanos, valoroso guerreiro em prol da liberdade e da democracia, orgulho da raça negra, modelo de coragem e determinação.

    Maria do Socorro Domingos dos S. Silva
    João Pessoa – Pb. Brasil

  2. Mussa Mohamed Sidat

    Pela Humildade,Simplicidade e Tolerância, vao as sinceras condolências para família NELSON MANDELA.(MADIBA)

  3. DONATO FERNANDES DA SILVA

    Nesta data o mundo não se despede de um líder politico, e sim de um homem de uma imensa capacidade de superação a todas as atrocidades impostas pelo ser humano a seu semelhante, a capacidade de saber usufruir do bem maior presenteado pelo SENHOR CRIADOR DO MUNDO, a inteligência, a melhor maneira de se definir este grande homem, é que nesta data estamos nos despedindo verdadeiramente de um ser ILUMIADO.
    Que Deus o receba com profunda alegria e que ilumine todo o povo Sul Africano.

  4. José Luis Dias Gonçalves

    Um forte abraço a todos vocês sul africanos pela perda do Grande Nelson Mandela. Mandiba se foi mas deixou um grande legado para a humanidade. Continuem a construção desta Grande Nação.

  5. Espero que todos se recordem deste Sr com letra grande. Disse nas minha pagina que foi-se embora um homem, mas ficou ” O mundo que ele criou”. Bem haja.
    Para ele existiam pessoas e não raças.Sentidas condolências à familia.
    Francisco jorge

  6. JOSE RIBAMAR MELLONIO

    Aqui expressamos, os nossos mais sinceros sentimentos de tristeza e dor, pelo falecimento do GRANDE LÍDER NELSON MANDELA.

    FOREVER MANDELA.

  7. Andrea S. K Reis

    He was a great man!!! I leave here my words of comfort the family, is my condolences for your loss. May God comfort your hearts [ Rest In Peace Nelson Mandela ]

  8. Elizene Stael Ferraz

    Que a Espiritualidade Maior o ampare neste momento de transição…Que o Mestre Jesus o ilumine por toda eternidade…Elizene Stael

  9. Antonio Benito Soares

    TENDO ESTADO EM ÁFRICA O TEMPO MAIS ÚTIL DA MINHA VIDA BEM PERTO DA RSA (ANGOLA) SOU UM HUMILDE ADMIRADOR DE TÃO ILUSTRE FIGURA. NÃO QUERO PERDER O ENSEJO PARA PRESTAR O MEU TRIBUTO E HOMENAGEM A TÃO GRANDE FIGURA. OS MEUS PESAMOS AO POVO SUL-AFRICANO E AOS FAMILIARES – Benito

  10. Que todos os Sul Africanos, nos momentos mais difíceis, se lembrem do legado de tolerância, do Pai da Vossa Pátria. E que seja para todos os líderes Mundiais; um Farol de referência.
    Neste momento de dor para todos nós, que Nelson Mandela repouse em paz.

    MANUEL-IV

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *