Sustentabilidade

Ele sobe com firmeza e só precisa de…Luz Solar


Portugal de Parabéns! Foi em Santiago do Cacém, mais concretamente em Vila Nova de Santo André, que foi instalado o primeiro elevador totalmente a energia solar do Mundo!!!

Foi  a Otis Portugal a responsável por este feito marcante que aconteceu no Verão deste ano! Vamos então saber um bocadinho mais sobre este elevador:

Aspectos técnicos:

–  O elevador dá pelo nome de Gen2 Switch e está equipado com painéis fotovoltaicos;

– Funciona com uma corrente monofásica de 220V e está equipado com uma drive regenerativa ReGen, qu

e transforma em energia eléctrica o movimento do próprio elevador. Isto faz com que o Gen2

seja “extraordinariamente eficiente”, de acordo com a Otis, com uma poupança energética na ordem dos 82%, comparado com equipamentos com as mesmas características;

ID-10030396

– O elevador solar já tem, de raiz, as baterias necessárias para a operação, o que torna “ainda mais atractiv” o seu funcionamento a energia solar; 

– O Gen2 Switch não necessita de corrente trifásica e tem uma interacção mínima com a estrutura do edifício.  (não precisa de casa de máquinas).

Este elevador consome menos energia do que um secador de cabelo. É Eficiência energética no seu expoente máximo!

Como o responsável pela comunicação da Otis Portugal, Jorge Gonçalves explicou: “Como é evidente, sempre foi possível reconverter um elevador ou qualquer outro tipo de equipamento para funcionar a energia solar. O que torna esta situação atractiva são as características que o equipamento tem de raiz. Não faria o mínimo de sentido alimentar a energia solar um elevador que consumisse um disparate de energia”.

O elevador foi instalado num edifício com mais de 30 anos, onde nunca tinha existido um elevador e esta particularidade aparentava ser um grande desafio, porém, o facto de o Gen2 Switch não necessitar de corrente trifásica e ter uma interacção mínima com a estrutura do edifício, nem precisar de casa de máquina, tornou fácil a sua instalação.

Jorge Gonçalves disse ainda: “O facto de esta unidade ser única no mundo enche-nos de orgulho. Mas o que nos enche de satisfação foi ver, em primeira mão, o que a vida destas pessoas vai mudar com a instalação deste elevador. O aumento do conforto e qualidade de vida dos moradores deste edifício vai ser significativo”.

A Otis emprega 61 mil funcionários e está presente em mais de 200 países. Mantém mais de 1,8 milhões de elevadores e escadas rolantes em todo o mundo. Esta empresa, fundada há 160 anos, mostrou que antiguidade pode ser VANGUARDA! Boa, OTIS!

Imagens Cortesia de FreeDigitalPhotos


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *