Hubble Traces Subtle Signals of Water on Hazy Worlds Ciência

Hubble deteta vestígios de água em 5 exoplanetas


O telescópio espacial Hubble conseguiu detetar vestígios de água na atmosfera de cinco exoplanetas, com um tamanho igual ou superior a Júpiter. A descoberta foi revelada através de um artigo publicado na revista científica americana The Astrophysical Journal.

O vapor de água existente na atmosfera foi detectado pela Wide Field Camera 3 do telescópio Hubble da NASA. A câmara de alta performance consegue medir o comprimento das ondas de luz emitidas pela estrelas e identificar a presença de água. Para determinar o que existe na atmosfera de um exoplaneta, os astrónomos observam a passagem do planeta em frente à sua estrela “hospedeira” e analisam o comprimento das ondas de luz que são transmitidas e que são parcialmente absorvidas.

Ondas de luz transmitidas e absorvidas

Não é a primeira vez que surgem informações sobre a presença de água nos exoplanetas – que orbitam estrelas fora do nosso sistema solar -, no entanto esta é a primeira em que os astrónomos conseguiram obter evidências claras.

“Detectar a atmosfera de um exoplaneta é extremamente difícil. No entanto nós conseguimos obter um sinal claro. É água”, disse L. Drake Deming, da Universidade de Maryland.

Apesar desta descoberta representar um grande avanço na exploração de planetas fora do nosso sistema solar e de sabermos que a água é um elemento fundamental para a existência de vida (pelo menos tal como a conhecemos), os cientistas acreditam que ainda há um logo caminho a percorrer para encontrar esperança de vida.

Os planetas em que foram identificados vestígios de água, WASP-17b, HD209458b, WASP-12b, 19b e WASP-XO-1-B têm um tamanho igual ou superior a Júpiter. O facto (fato) das suas órbitas serem muito próximas das suas estrelas faz com que tenham temperaturas extremamente elevadas, o que significa que a possibilidade de abrigarem vida é praticamente nula.

Fonte: Daily Mail

Créditos das imagens: NASA Goddard Space Flight Center


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *