Sustentabilidade

Sol ou vento? – Tanto faz!



Hoje vamos conhecer melhor uma tecnologia Portuguesa inovadora de microgeração solar e eólica. Ela merece a nossa atenção não só por ser Portuguesa e totalmente inovadora mas também porque é boa! Falamos da OMNIFLOW! Um sistema de produção de energia eléctrica a partir do sol e do vento que, em condições ideais, reduz a factura da electricidade em 100%. “E esta, hein?!”

Tecnica…mente

Eólica

A tecnologia Omniflow utiliza uma asa invertida radial para dirigir o vento de qualquer direção (omnidirecional) e promover um efeito de Venturi, que acelera o escoamento na direção da turbina de eixo vertical.

A elevada produção de energia deve-se ao seu funcionamento em espiral ciclónica ascendente semelhante ao princípio de um furacão.

Deste modo a turbina não se encontra limitada pela mesma física dos aerogeradores convencionais, porque neste caso o vento que passa por cima do Omniflow também contribui para a produção de energia graças à nova tecnologia patenteada internacionalmente de escoamentos combinados.

Graças a este princípio de funcionamento o sistema arranca com a menor brisa e começa a produzir energia para a rede com velocidades de vento muito baixas.

Solar

ID-10031748

A superfície da asa é coberta por células foto voltaicas de alta eficiência que maximizam a produção de  energia.

Os painéis foto voltaicos diretamente aplicados na asa, são divididos em três zonas independentes e usam micro-inversores com MPPT – monitoramento de ponto de energia máxima individual, para maximizar a produção de energia e evitar queda de produção de energia por efeitos de sombra.

Vantagens

A capacidade de explorar estas 2 fontes de energia numa área tão pequena faz do Omniflow uma das mais poderosas tecnologias de energia renovável disponível no mercado atualmente.

Com o objetivo principal de instalação em zonas residenciais, o baixo ruído é essencial e garantido pelo uso do difusor que envolve a turbina e a optimização do rotor para que este atinja a potência máxima garantindo que a ponta da pá não ultrapasse um determinado limite de velocidade.

O sistema tem também a grande vantagem de não ter praticamente componentes móveis visíveis, o que impede as sombras em movimento, que ao ficarem situadas numa janela podem ser muito desagradáveis para os moradores.

As vibrações são também eliminadas por um sistema duplo de amortecimento, impedindo a propagação para o poste e consequentemente para o edifício.

Para além destas características o Omniflow pode ser decorado graficamente para fins publicitários, tornando um simples placard publicitário ou logo corporativo que consome energia num centro de microgeração que fornece energia.

Pode ser instalado no telhado de edifícios ou condomínios, assim como no solo.

O Omniflow é ligado diretamente à rede elétrica e toda a energia gerada é consumida no local sem perdas relacionadas com o transporte de longas distâncias.

Está a pensar em construir casa? Então esta é uma séria hipótese a considerar!

Imagens cortesia de Free Digital Photos 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *