NASA: cores-das-ondas-solares Ciência

Vídeo da NASA mostra os diferentes tipos de ondas emitidas pelo sol


A agência espacial americana – NASA (National Aeronautics and Space Administration) – criou um vídeo fabuloso em que apresenta os diferentes tipos de ondas emitidas pelo sol, na sua maioria invisíveis ao olho humano. O Observatório de Dinâmica Solar – SDO (Solar Dynamics Observatory) – é capaz de captar os raios ultravioletas e infravermelhos para depois, através do  uso de filtros, os converter em imagens coloridas.

Os diferentes comprimentos de ondas captados representam a matéria solar solar a diferentes temperaturas, o que permite distinguir as áreas mais ou menos quentes do sol.

No vídeo, produzido pela NASA, o “Astro Rei” é apresentado em fatias de diferentes cores, que representam as ondas solares impossíveis de serem captadas pelo olho do ser humano. A cor verde, por exemplo, representa os átomos com uma temperatura superior a 6,3 milhões de graus Celcius.

O reconhecimento das diferentes temperaturas da superfície do sol permite compreender a forma como a matéria se movimenta na atmosfera solar.

Fonte: NASA

Sobre a NASA:

“NASA é uma agência do Governo dos Estados Unidos da América responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. Wikipédia
Fundação: 29 de julho de 1958, Estados Unidos
Fundadores: Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy, Wernher von Braun, Richard Nixon


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *