Google Open Automotive Alliance Tecnologia

Google anuncia nova aliança automóvel para aplicar o Android em carros


A Google vai tentar iniciar uma nova revolução utilizando o Android novamente, mas desta feita irá utilizar o mundo automóvel. Em 2007 a Google criou a “Open Handset Alliance”, que serviu como rampa de lançamento para o Android enquanto sistema operativo/operacional móvel, tornando-o no que é hoje.

Hoje, a Google anunciou oficialmente a criação da “Open Automotive Alliance” (OAA) que terá o mesmo objectivo que a “Open Handset Alliance” mas para ser aplicada no mundo automóvel. Até ao momento já se pode encontrar várias fabricantes de renome na lista de membros fundadores da OAA, tal como a Audi, GM, Honda, Hyundai, NVIDIA e a própria Google.

O principal objectivo deste projecto será de inicio trazer durante o ano 2014 a plataforma Android para os automóveis, tornando-o uma parte integrante dos seus veículos.

“Estamos a trabalhar com os nossos parceiros para possibilitar uma melhor integração entre os automóveis e os dispositivos Android com o objectivo de criar uma experiência mais segura e optimizada. Estamos também a desenvolver novas funcionalidades na plataforma Android para que os automóveis se tornem também uma “peça” ligada ao sistema Android.”

Google Open Automotive Alliance Android

Tal como aconteceu com o lançamento do sistema Android, a Google não se revela assim tão inovadora, pois já em Junho a Apple confirmou que estaria a trabalhar com várias fabricantes automóveis numa iniciativa chamada “iOS in The Car” para que se torne possível os utilizadores de dispositivos Apple utilizarem os seus gadgets dentro dos seus carros de forma interactiva, segura e eficiente.

A lista de fabricantes que se juntaram ao projecto da Apple é bastante mais ampla, contando com a Mercedes Benz, Ferrari, Jaguar, Nissan, Chevy, Infiniti, Kia, Hyundai, Honda, Volvo e Acura.

Apesar de não se saber ainda qual será a primeira fabricante a apresentar no mercado o primeiro carro com a integração do Android, segundo a declaração inaugural da OAA, esse lançamento está previsto para o final deste ano.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *