youtube Redes sociais

YouTube demonstra streaming de vídeo 4K na CES 2014


Durante a CES 2014 (consumer Electronics Show, que decorre em Las Vegas na próxima semana, o YouTube irá fazer uma demonstração de streaming de vídeo 4K.

A tecnologia ULTRA HD ou 4K (4 vezes superior à resolução do FULL HD – 1920×1080 px) é considerada ” A Próxima Grande Coisa” (The Next Big Thing) da eletrônica de consumo.

Muitas das câmaras/câmeras de filmar atuais já fazem filmes a 4K e alguns dos gigantes da tecnologia, como a LG, Samsung, Panasonic, Sony e Toshiba, já lançaram televisores ULTRA HD com ecrãs/telas gigantes.

LG-105UB9

De acordo com o site GigaOM, o YouTube irá aproveitar a CES para fazer uma demonstração de streaming de vídeo ULTRA HD, baseado no codec de vídeo VP9. A Google tem vindo a desenvolver o VP9 como alternativa ao codec H.265, utilizado por outras implementações 4K. O novo codec já obteve o apoio de alguns gigantes da eletrônica de consumo, como a Samsung, Toshiba e Sharp, além do suporte de 19 fabricantes de hardware, incluindo fabricantes de chips ARM, Intel, Broadcom e Marvel.

Ricardo Varela, diretor da plataforma de parcerias do YouTube, disse que não se trata de uma guerras de codecs de vídeo, deixando em aberto a possibilidade do YouTube poder também adicionar suporte ao H.265.

Segundo Ricardo Varela, o novo VP9 permite a entrega de alta resoluçao a bit rates razoáveis e, além disso, também reduz para metade a quantidade de dados necessários na transmissão de vídeos HD, reduzindo o “buffering”. “Em 2015, você vai surpreender-se cada vez quer vir a roda girar”, disse Varela.

Fonte: GigaOM


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *