smartphones Mobile

Smartphones representam 53,6% das vendas globais de telefones


No ano passado, pela primeira vez, as vendas de smartphones ultrapassaram as de telefones convencionais. De acordo com o Instituto Gartner, as vendas de smartphones totalizaram 968 milhões de unidades, o que corresponde a 53,6% das vendas totais de telefone em todo o mundo em 2013 e representa um expressivo crescimento de 42,3% em relação a 2012.

Nos países desenvolvidos o mercado de smartphones está saturado e o crescimento das vendas é relativamente lento, no entanto, nos mercados emergentes – Médio Oriente, África ou Europa de Leste – o crescimento tem sido exponencial. Na Índia, por exemplo, no último trimestre de 2013 as vendas desse tipo de dispositivos aumentaram cerca de 166,8%, quando comparado igual período de 2012. Na China e na América Sul (liderada pelo Brasil) os resultados também tem sido verdadeiramente impressionantes, com as vendas a aumentarem, respectivamente, 86,3% e 96,1% no quarto trimestre de 2013.

apps-smartphonePortugal, apesar da sua pequena dimensão e da grave crise que atravessa, é outro dos países em que as vendas de smartphones ultrapassaram as de telefones tradicionais. A conclusão é da consultora IDC, que conclui que 55 por cento do mercado mobile já está na posse dos smartphones.

O Android, sistema operativo/operacional da Google, consolidou o seu domínio, alcançando 80% do mercado de smartphones em 2013. A Apple, com o iOS, atingiu uma cota de mercado de 16,6% e manteve a segunda posição. Em terceiro lugar surge o Windows Phone da Microsoft que representou 3,2% do mercado de smartphones.

A tendência global é para que as vendas de smartphones continuem a aumentar, deixando os telefones tradicionais com uma quota puramente residual.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *