10 dicas para Android Mobile

10 Coisas que precisa saber sobre tecnologia Wireless


O mundo da tecnologia móvel tem sido durante os últimos anos um dos que mais se desenvolveu e mais inovações veio trazer para o dia-a-dia de milhões de pessoas em todo o mundo. Uma das inovações que chegou para ficar foram sem dúvida as funcionalidades Wireless, que cada vez mais nos permitem realizar uma grande quantidade de tarefas de forma cada vez mais confortável e com menos esforço.

Seguindo um pouco a evolução deste tipo de tecnologia, aqui ficam 10 coisas que precisa saber sobre tecnologia Wireless.

1. Carregamento de dispositivos móveis

Ainda não existem grandes padrões sobre este tipo de carregamento de dispositivos, pois é ainda uma tecnologia em desenvolvimento. No entanto, a maioria das fabricantes está a adoptar a tecnologia Qi. A Nokia produziu um carregador Qi para os seus Windows Phones Lumia e a Google desenvolveu também um carregador com a mesma tecnologia para a sua linha Nexus.

Certamente que os utilizadores irão aderir muito mais a este tipo de tecnologia quando for disponibilizada a um preço mais reduzido e também quando for possível oferecer um serviço standard que seja possível de utilizar com vários dispositivos diferentes.

 

2. O que é o Android Beam?

O Android Beam é uma funcionalidade que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Connection) para realizar de forma rápida e simples a partilha de ficheiros entre dois dispositivos compatíveis.

Ambos os dispositivos precisam ter a tecnologia NFC e uma versão Android 4.0 ou superior. Com a funcionalidade ligada, apenas irá necessitar de abrir o ficheiro que deseja partilhar e tocar ambas as partes traseiras dos dispositivos uma na outra.

 

3. Marcadores NFC

Os marcadores NFC ainda não se tornaram tão vulgares como seria de esperar, apesar de se terem revelado ao longo do tempo bastante úteis. A melhor forma de tirar o máximo proveito desta tecnologia será comprando alguns marcadores NFC (facilmente encontrados em sites como Amazon e eBay) e depois colocar os marcadores em locais específicos e atribuir as funcionalidades que desejar.

 

4. Automatização NFC

Através da combinação da tecnologia NFC e os marcadores NFC poderá definitivamente tornar o seu dia a dia mais prático e simples. Através da utilização dos marcadores NFC poderá automatizar várias acções padrões do seu dia a dia.

Por exemplo, poderá colocar um marcador no seu carro e dessa forma sempre que colocar o seu smartphone Android junto do marcador ele irá accionar o modo mãos livres. Poderá também colocar um marcador à entrada de sua casa com a funcionalidade de ligar o WiFi ou também ao lado da sua cama, para que o smartphone seja colocado de imediato em modo silêncio.

 

5. Baixo consumo de energia

Com o lançamento da nova versão do Android 4.4 KitKat foi introduzido o suporte para Bluetooth LE (low energy). Esta é uma tecnologia que utiliza muito menos energia e foi criada com pensamento especial em dispositivos fitness.

Esta tecnologia faz parte das especificações do Bluetooth 4.0, por isso terá de se certificar que os seus gadgets são compatíveis com essa versão.

 

6. Ligando-se ao AirPlay

A AirPlay foi criada pela Apple com o intuito de fazer streaming de conteúdo media para a sua televisão. No entanto, poderá utilizar também o seu Android para se ligar à AirPlay através da utilização de várias aplicações criadas por desenvolvedores independentes.

Uma das aplicações mais famosas que permitem esta ligação é o AllCast, oferecendo um serviço completo de streaming que é também compatível com vários outros dipositivos, tal como a Xbox, MiraCast e até o Google Chromecast.

 

7. DLNA? Para que serve?

O DLNA é mais uma solução disponível para o streaming wireless de conteúdo que se encontra em várias dispositivos tal como televisões e computadores. Esta é uma tecnologia suportada pela grande maioria dos dispositivos Android, mas é raro o caso em que podemos encontrar uma aplicação dedicada que tire partido desta tecnologia.

O HTC One é dos poucos smartphones que tira partido desta tecnologia directamente da sua aplicação de Galeria, no entanto, mesmo os que não têm este dispositivo poderão encontrar várias outras soluções na Google Play.

 

8. Wi-Fi Direct

Wi-Fi Direct é uma funcionalidade quase escondida em praticamente todos os dispositivos Android, por isso mesmo acaba por ser desconhecida e pouco utilizada pela maioria dos utilizadores.

Esta tecnologia permite a ligação entre dois dispositivos através de Wi-Fi sem necessitar de utilizar um ponto de acesso. Para encontrar esta funcionalidade basta dirigir-se às definições de Wi-Fi.

 

9. Miracast

Miracast é uma excelente solução para realizar a transmissão do ecrã do seu smartphone ou tablet directamente para  sua televisão. Este produto consiste de um dongle HDMI que se conecta à sua televisão e através da mesma rede wireless irá possibilitar a transmissão de todos os conteúdos do seu Android para a sua televisão.

A funcionalidade AllShare da Samsung que está presente em toda a sua linha Galaxy foi baseada no dongle Miracast.

 

 

10. Ligação 4G e inferiores

A grande maioria dos dispositivos de gama média e gama alta oferecem já suporte para ligações LTE 4G. No entanto, este é um tipo de ligação que poderá levar a um consumo extremamente elevado da sua bateria, especialmente porque na maioria dos países a cobertura é ainda bastante limitada.

Para configurar o seu dispositivo para apenas ligação 3G irá necessitar de ir às definições de rede e selecionar o tipo de rede pretendido, sendo o 3G a escolha mais aconselhada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *