Ciência

Asteroide passará entre a Terra e a Lua hoje; assista ao vivo


Um asteroide recém-descoberto passará bem perto da Terra hoje (5 de março), perto o bastante para ficar entre o nosso planeta e a órbita da Lua, apesar de não estar em rota de colisão com qualquer um destes corpos celestes. Poderemos acompanhar o rápido encontro com o asteroide ao vivo, pela internet.

O 2014 DX110 passará pela Terra em torno das 18 horas da tarde no horário oficial de Brasília (16h no leste dos Estados Unidos, 21h em Portugal continental), apenas alguns dias após sua descoberta — realizada em 28 de fevereiro — por astrônomos que operavam o telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí, um dos aparelhos destinados à busca e identificação das trajetórias dos objetos próximos da Terra (near-Earth objects).

A explosão de um meteoro sobre a cidade de Chelyabinsk, em fevereiro de 2013, deixou clara a importância de programas espaciais que vasculhem os céus procurando objetos que ofereçam risco aos habitantes da Terra. (A explosão em questão deixou mais de mil pessoas feridas, a maioria por estilhaços de vidro das janelas destruídas pela onda de choque.)

O asteroide 2014 DX 110 é o ponto branco visto no centro da imagem obtida pelo Virtual Telescope Project, na Itália, em 3 de março. Crédito: Gianluca Masi

O asteroide 2014 DX 110 é o ponto branco visto no centro da imagem obtida pelo Virtual Telescope Project, na Itália, em 3 de março. Crédito: Gianluca Masi

 
 
 
 

 

Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estimam que o 2014 DX 110 tenha cerca de 30 metros de comprimento e que o ponto de sua trajetória atual mais próximo da Terra esteja a 350 mil quilômetros do planeta. Para efeito de comparação, a distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 385 mil quilômetros.

Dois serviços online tentarão transmitir a passagem do asteroide: observatório Slooh e o Virtual Telescope Project. Quem quiser poderá assistir a ambos no portal Space.com, feita a ressalva de que as condições meteorológicas nos locais onde se encontram os observatórios podem não fornecer um grau de visibilidade adequado à apreciação do fenômeno.

Fonte: LiveScience

Make-It-Clear-BrasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências


4 comentários em Asteroide passará entre a Terra e a Lua hoje; assista ao vivo

  1. uli nielsen

    porque so noticiam quando já está na hora de passar. não acedito que os cientistas não ‘saibam! Não causa terror nenhum , nem o povo fica esperando ! Ninguem se apavora mais! Não somos tolos nem idiotas! se tiver que colidir vai, e dai fazer o que? sair gritando pela rua? vai adiantar, continuamos levar nossa vida até acabar!!! se acabar. um dia antes quando passa bem longe, horas, minutos quando passa mais perto. Digam na mesma época que viram e não depois que passouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *