Sustentabilidade

Os Azeitonas e a Reciclagem



A Sociedade Ponto Verde quer sensibilizar os jovens dos 13 aos 17 anos para a importância do ambiente e da reciclagem de resíduos de embalagens e por isso decidiu fazê-lo participando no Projeto 80 e através da música dos Azeitonas!18 escolas recebem o roadshow do Projeto 80. A primeira foi a 20 de janeiro, na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa.

No âmbito deste projeto, a Sociedade Ponto Verde desafia os jovens a reescrever a letra da música “Ray-dee-oh”, dos Azeitonas. As palavras smartphone, synchronize, stereo ou download, entre outras, darão lugar a vocabulário do universo da reciclagem e da preservação do ambiente. No final, cada equipa grava um videoclip com a sua proposta criativa. Os vídeos serão posteriormente disponibilizados no Facebook para ser votado o melhor por escola.

A Sociedade Ponto Verde é um dos patrocinadores do Projeto 80, com o objetivo de incentivar o debate sobre os temas da sustentabilidade, empreendedorismo e preservação de recursos. Ao impulsionar os jovens para a apresentação de projetos que sensibilizem para a proteção do ambiente e, em particular, incentivem a reciclagem de resíduos de embalagens, o Projeto 80 dá o seu apoio a um dos objetivos da Sociedade Ponto Verde: assegurar as condições necessárias para um ciclo de sustentabilidade praticamente infinito, contribuindo para o aumento da vida útil dos materiais e para a preservação do ambiente.

«Nos últimos 17 anos, através da Sociedade Ponto Verde, foram encaminhados para reciclagem mais de 6 milhões de toneladas de resíduos de embalagens. Contamos com o contributo deste projeto para sensibilizar todos os que ainda não fazem a separação. Os jovens dos 13 aos 17 anos – o alvo do Projeto 80 – são influenciadores e actores do processo de separação em sua casa e são também os futuros decisores dos seus próprios lares», salienta Luís Veiga Martins, Diretor-geral da Sociedade Ponto Verde.

O Projeto 80 é promovido em parceria pela Agência Portuguesa do Ambiente, Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards com o apoio do Governo de Portugal.

A iniciativa visita 18 escolas de 18 cidades, de norte a sul do País, ao longo de quase quatro meses de estrada. Através das 275 horas de atividades, o Roadshow Projeto 80 tem o objetivo de incentivar os jovens a desenvolverem projetos que fomentem o empreendedorismo, a economia verde, a cidadania e o voluntariado, contribuindo assim para o aumento de bem-estar e desenvolvimento sustentável das comunidades.

Os jovens de hoje tem um poder imenso nas suas mãos! Usem-no bem!

Os trabalhos poderão ser apresentados até 31 de maio de 2014 em www.projeto80.pt.

Imagem Cortesia de Sociedade Ponto Verde


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *