Caçando mitos sobre a otimização do PC com o TuneUp Utilities Software

Conheça 5 mitos sobre a otimização do início do Windows



O seu PC, notebook ou tablet demora uma eternidade para iniciar? Se fizer uma pesquisa no Google irá encontrar dezenas ( ou até centenas) de tutoriais cujos autores afirmam melhorar, de uma vez por todas, a velocidade do arranque de um computador lento, baseado no sistema operativo/operacional Windows. No entanto é necessário ter muita atenção, a aceleração do tempo de arranque do PC não é uma ciência exata. Além disso, grande parte da informação, disponível na internet, nem sempre é correcta.

Nesta análise, a TuneUp, desenvolvedora líder de software inteligente para otimização do PC, desmistifica os conselhos mais comuns de otimização do início de Windows e demonstra que a maioria deles não ajudam a diminuir o tempo de arranque de maneira efetiva. Alguns deles podem inclusive ser perigosos para o computador.

1. Eliminar fontes (tipos de letra) melhora a inicialização do sistema
Algumas páginas web afirmam que esta ação reduzirá o tempo de arranque, já que o Windows necessita carregar as fontes na memória durante o início. Hoje em dia, um computador normal dispõe de mais de 280 fontes ocupando cerca de 500MB. Carregar estas fontes no início equivale a dezenas de programas sendo carregados ao mesmo tempo durante a inicialização do sistema.

Eliminar fontes reduz mesmo o tempo de início? A TuneUp fez a prova reduzindo o número de fontes ao mínimo permitido pelo sistema (40) e não foi demonstrada nenhuma diferença perceptível no tempo de início.
Veredito final: Falso

2. Ajustes no BIOS para reduzir o tempo de início
Ajustes no BIOS para reduzir o tempo de inícioMuitos sites também afirmam que ajustando o BIOS (software básico que está instalado no PC) é possível conseguir uma melhora significativa no tempo de início. Por exemplo, definindo a prioridade de inicialização no disco rígido e desabilitando o arranque a partir da unidade de DVD, porto USB ou de rede.

Isto realmente é certo, há alguns ajustes do BIOS que ajudam a reduzir o tempo de inicialização, economizando alguns segundos.
Veredicto final: Verdadeiro

3. Alterar o tempo de espera do menu de início
Se vários sistemas operacionais (por exemplo, Windows 7 e Linux) são executados em um mesmo computador, algo parecido com a imagem abaixo dará as boas-vindas ao iniciar o PC.

Alterar o tempo de espera do menu de início

O gerenciador de inicialização seleciona a entrada do sistema operacional padrão após 30 segundos. Há quem recomende reduzir este tempo de espera de 30 segundos para 3, 5 ou 10 segundos para melhorar o tempo de arranque.
Como considerar isto um truque de melhora de rendimento se é possível apertar ENTER e pular o tempo de espera? Neste caso, não se pode dizer que em realidade existe uma melhora de rendimento da inicialização do computador.
Veredito final: Falso

4. Utilizar todos os núcleos da CPU para o arranque do PC
Centenas, senão milhares de usuários, afirmam que o Windows utiliza somente um núcleo de processamento durante seu início e recomendam habilitar todos os núcleos para acelerar consideravelmente este processo.
Este ajuste na verdade não funciona, pois o fato do Windows limitar o número de núcleos da CPU durante o início foi desenvolvido por razões de segurança em caso de problemas, não para permitir habilitar mais núcleos. De qualquer forma, o Windows utiliza todos os núcleos disponíveis logo após a primeira fase da inicialização. Ao realizar este truque, alguns usuários apenas conseguem experimentar a tela azul da morte – “BAD_SYSTEM_CONFIG_INFO”.
Veredito final: Falso

5. Desativar algumas funções e programas do computador
PCs e laptops sempre vêm com vários dispositivos integrados ou outros componentes que os usuários podem não chegar a necessitar, como por exemplo, um transmissor Bluetooth, um adaptador Ethernet, uma câmera web, um controlador de Firewire, ou mesmo um chip de som.
Embora não seja viável desligar todos estes dispositivos (quem vai querer desligar todos estes adaptadores de rede de forma permanente?), esta ação tem sim um efeito real no tempo de início. Ao realizar a prova, os laboratórios da TuneUp economizaram 4 segundos de arranque. Vale a pena todo este incômodo? Definitivamente, não.
Veredito final: Verdadeiro (com algumas potenciais desvantagens)

Com esta “Caça aos Mitos”, a TuneUp oferece estratégias eficazes e seguras, que realmente permitem acelerar o tempo de inicialização do computador, fáceis de compreender, para usuários de Windows 8.1, 8, 7, Vista ou XP, mesmo que tenham apenas conhecimentos básicos de informática.

Boxshot-TUU-2014

Para acelerar o computador, de forma mais segura e permanente, o software TuneUp Utilities 2014 está disponível para download diretamente no site oficial da TuneUp, onde disponibiliza uma versão de teste gratuita durante 15 dias com todas as funcionalidades do programa.
Para mais informações sobre o TuneUp Utilities, visite: http://www.tuneup-software.com.br/


2 comentários em Conheça 5 mitos sobre a otimização do início do Windows

  1. Gil Montalverne

    Claro que ninguém dá ponto sem nó. A TuneUp fez esse estudo cujas conclusões até posso concordar (mas havia mais a dizer sobre o assunto) para aconselhar um Software que é nada mais nada menos que o TuneUp Utilities 2014. Devido ao meu conhecimento com uma das nossas empresas distribuidoras, utilizei a versão anterior (não trial ou de teste) e posso garantir que fiz várias tentativas e acabei por desinstalar pois perturbava constantemente o bom desempenho do sistema de qualquer das máquinas onde fiz essa tentativa. Lamento dizer isto que aliás transmiti à não referida empresa amiga. Mas aqui fica o meu testemunho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *