Scam no Facebook anuncia falso vídeo íntimo de usuários Segurança

Scam no Facebook anuncia falso vídeo íntimo de usuários



Diversos scams rodam diariamente pelo Facebook, e o mais recente anuncia um vídeo com fotos íntimas de algum amigo presente na rede. A oferta tentadora tem aguçado a curiosidade dos usuários/utilizadores e já fez mais de mil vítimas nos últimos dias.

Como age o scam?

Geralmente o link malicioso aparece na timeline do usuário como se algum amigo o tivesse compartilhado, ao clicar, o usuário/utilizador é direcionado para uma página falsa do Youtube, que anuncia que uma nova versão do Flashplayer é necessária para a visualização do vídeo, ao clicar neste link, o malware, além de infectar o computador, instala uma extensão no navegador capaz de postar o scam no Facebook, utilizando o nome do usuário infectado e assim atraindo cada vez mais vitimas.

Trabalho minucioso

Para enganar mais pessoas, os criminosos não mediram esforços. Além de utilizarem o nome de amigos do Facebook do usuário/utilizador, a página falsa do Youtube é cheia de detalhes que lembram a versão original: o número de visualizações e de curtidas foi alterado para dar um toque de realismo.

Defesa

Por enquanto, esse scam está atingindo principalmente usuários/utilizadores da Romênia, Reino Unido, Itália, França e Alemanha, mas isso não significa que estamos livres. Por isso, é importante mais uma vez ressaltar a importância de uma navegação consciente, evitando links e downloads suspeitos. Vale lembrar que a segurança online começa a partir da sua máquina, tenha sempre os seus softwares atualizados, instale um bom programa de proteção e esteja sempre atento!

Scam no Facebook

O antivírus, neste contexto, é a segurança para quando o desconfiômetro falha, os usuários que cruzaram com o scam, mas que possuíam o programa antivírus instalado em suas máquinas, foram logo alertados para a fraude e assim evitaram maiores prejuízos.

Crédito das imagens: Free Digital Photos

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do  TecheNet.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *