Ciência

Ciência finalmente descobre como vencer no jogo Pedra-Papel-Tesoura


Parece que todos aqueles “campeões” no jogo Pedra-Papel-Tesoura que justificavam as suas séries vitoriosas com técnica em vez de sorte, podem mesmo ter alguma razão. De acordo com um estudo científico é na verdade possível que exista uma estratégia vencedora neste jogo ancestral.

Este estudo foi realizado por um grupo de investigadores chineses que utilizaram um grupo de 360 estudantes, separaram-nos em grupos de seis e colocaram-nos a jogar 300 rondas de Pedra-Papel-Tesoura em pares aleatórios. Para evitar a perda de motivação, o que não seria de estranhar com a meta de 300 rondas, foi oferecido ao vencedor de cada ronda uma pequena quantia monetária.

Depois de tantas rondas deste jogo, o que é preciso saber para conseguir ganhar?

Concluída a observação e estudo de cada uma das rondas, os cientistas concluíram que “se um jogador ganhar ao seu oponente, a probabilidade de repetir a mesma acção na ronda seguinte é consideravelmente maior do que a probabilidade de alterar a sua acção.”

Analisando o outro lado do jogo, caso um jogador perca duas ou mais vezes seguidas é quase certo que não irá voltar a repetir a mesma acção, em vez disso irá optar por escolher o sinal que tornará possível vencer o que acabou de permitir ao seu adversário vencer. Por exemplo, se o jogador estiver numa série de derrotas e o jogador B acabou de escolher Tesoura para vencer o Papel do jogador A, será muito provável que o jogador B escolha o sinal Pedra na ronda seguinte pois é o sinal que venceria a sua escolha anterior – Tesoura. Esta estratégia tem o nome de “win-stay, lose-shift”.

Para facilitar a aplicação prática desta estratégia caso pretenda aplica-la com algum dos seus amigos, aqui fica uma pequena cábula onde irei utilizar o meu nome como seu hipotético adversário.

Caso tenha ganho a última ronda…

…jogando Pedra, deverá jogar Tesoura na próxima.

…jogando Tesoura, deverá jogar Papel na próxima.

…jogando Papeldeverá jogar Pedra na próxima.

 

Caso tenha perdido a última ronda (e o Vitor ainda não tenha visto este estudo ainda)…

…jogando Pedra, deverá jogar Tesoura na próxima.

…jogando Tesoura, deverá jogar Papel na próxima.

…jogando Papel, deverá jogar Pedra na próxima.

 

Se perdeu a última ronda (e o Vitor já leu este estudo)…

…jogando Pedra, deverá jogar Papel na próxima.

…jogando Tesoura, deverá jogar Pedra na próxima.

…jogando Papel, deverá jogar Tesoura na próxima.

 

Agora que já sabe qual o truque para ganhar a maioria das rondas a jogar Pedra-Papel-Tesoura com os seus amigos, do que está à espera para por esta teoria em prática?

A versão criada por Sheldon na série Big Bang Theorie provavelmente torna toda esta estratégia muito mais complexa!

A versão criada por Sheldon na série Big Bang Theorie provavelmente torna toda esta estratégia muito mais complexa!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *