Allianz-Arena Notícias

Philips ilumina o estádio Allianz Arena, do FC Bayer de Munich



A Royal Philips, líder mundial em iluminação, o FC Bayer de Munich, o campeão de futebol alemão, e o seu estádio Allianz Arena, anunciaram hoje a parceria que fará do estádio o primeiro da Alemanha e o maior da Europa a oferecer espetáculos de luz dinâmica animada, que são possíveis graças à eficácia energética da iluminação LED.

O estádio, com uma capacidade de 71.137, tem uma fachada em forma de concha que contem a maior membrana exterior do mundo. Encontra-se a 35 metros de altura e cobre aproximadamente 29.000 metros quadrados de superfície. Está será uma tela gigantesca para padrões de luz às cores e animações, oferecendo aos fãs e visitantes do estádio uma experiência única e inolvidável. No futuro, 380.000 LEDs dentro de 8.000 luminárias Philips ColorGraze, permitirão ao Allianz Arena mostrar mais do que simples imagens de iluminação estática. O novo sistema LED será 60% mais energeticamente eficiente que a iluminação convencional.

“Aumentaremos a palheta de três a 16 milhões de cores. Haverá imensos cenários de luz possíveis, com os quais o Allianz Arena poderá criar estados de ânimo únicos”, afirma Roger Karner, o Diretor Geral da Philips Iluminação para Alemanha, Áustria e Suíça. Os parceiros já desenvolveram os primeiros estudos de desenho e continuarão a desenvolvê-los com os departamentos pertinentes dos governos. Esta última inovação da Philips é parte duma rede de iluminação altamente conectada. Cada um dos pontos de luz pode ser controlado em tempo real com grande precisão. Os 1.056 segmentos de iluminação que compõem a fachada podem criar gradientes de cor e interações animadas.

Allianz-Arena-2

“A nova iluminação da Philips permitirá, aos visitantes e aos espectadores televisivos, sentir toda a emoção e dinamismo do jogo desde o início do mesmo” diz Karl – Heinz Rummenigge, o Presidente do FC Bayer de Munich.

“O FC Bayern da a bem vinda à equipa a Philips, o jogador mundial em iluminação de estádios” diz o membro do Conselho Executivo Andreas Jung. “Juntos vamos jogar para ganhar, no estádio mais atrativo do mundo”.

As duas grandes marcas mundiais, a Philips e o FC Bayern de Munich, trabalharam em conjunto em termos de comunicação de marca. “A Philips e o FC Bayern trarão à vida o fascinante mundo da iluminação, não só para os eventos em direto, mas também para os fãs do estádio. Junto com o FC Bayern de Munich, desenvolveremos conceitos criativos de comunicação para todos os canais”, diz Thomas Schönen, Diretor de Marca e Comunicação da Philips em Alemanha, Áustria e Suíça.

Allianz-Arena-3

Uma clara aposta em sustentabilidade no desporto

Utilizando os LEDs controláveis da Philips, o estádio diminuirá em 60% a quantidade do consumo de energia em iluminação. Isto equivale a uma poupança anual cerca de 362 toneladas de CO2. Além disso, a longa vida dos LEDs requer uma menor manutenção. A solução LED sublinha o compromisso com a sustentabilidade no desporto e na região em geral.

A Philips assumirá a responsabilidade dum serviço completo, desde o desenho da iluminação profissional e a planificação de projetos, até a programação e arranque da manutenção.

A Philips é a líder mundial em tecnologia LED e iluminação no desporto. No mês passado, a companhia lançou a Philips ArenaVision LED – o primeiro sistema de iluminação LED que evita pestanejar para a retransmissão televisiva em HD – que satisfaz os critérios de emissão mais estritos da UEFA e a FIFA . No Brasil, nove dos doze estádios que vão ser utilizados para o torneio de futebol deste verão, serão iluminados pela Philips.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *