Notícias

Confira os possíveis lançamentos da Apple durante a WWDC 2014


A Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) 2014, maior evento para desenvolvedores realizado pela Apple, terá início nesta segunda-feira (02) com uma palestra do CEO da companhia, Tim Cook.

Assim como aconteceu em 2013, a expectativa é de que a multinacional lance as novas versões dos seus sistemas operacionais iOS e Mac OS X, além de novidades em hardware como o iPhone 6, novos Macs e um iWatch.

Confira abaixo os rumores mais quentes sobre os possíveis lançamentos da Apple durante a WWDC 2014:

iOS 8 com design mais clean e diversas novas funcionalidades

Banner utilizado na entrada da WWDC 2014 sugere lançamento da nova versão do iOS

Painel decorativo com o número 8 submerso sugere lançamento do aguardado iOS 8 (Foto: Reprodução/The Verge)

No ano passado, o sistema operacional utilizado por iPhones, iPads e iPods Touch foi completamente redesenhado ganhando teclado mais claro e com novos efeitos translúcidos, alterações na barra de notificações e muito outras novidades. Na ocasião, o executivo de engenharia de software da AppleCraig Federighi, chegou a dizer que “instalar o iOS 7 no seu iPhone, é como ganhar um smartphone completamente novo”.

Apesar das grandes alterações já sofridas pelo software, espera-se que a Apple aperfeiçoe as principais atualizações visuais que foram introduzidas com o iOS 7 e adicione novas funcionalidades para o sistema operacional. Inclusive, um painel decorativo da WWDC 2014 que exibe o número 8 submerso está chamando a atenção da mídia internacional por sugerir o lançamento da nova versão do iOS.

De acordo com rumores recentes, o iOS 8 virá com um design ainda mais clean, seguindo a mesma linha adotada pela sua versão anterior. No entanto, as maiores novidades ficarão por conta dos novos recursos, que incluem um novo aplicativo batizado de Healthbook, cuja função será regular a frequência respiratória e cardíaca, a pressão arterial, os níveis de hidratação, calorias queimadas, distância percorrida durante um exercício físico e muito mais.

Com o lançamento do iOS 8, é aguardada ainda uma maior integração entre o Apple Maps e o sistema. A melhoria no app de mapas trará aos iPhones e Ipads inovadores sistemas de tráfego e de realidade aumentada, capazes de identificar a posição do usuário, oferecer nomes de ruas, dicas de melhores caminhos e sugestões de transportes públicos de cidades famosas.

Além das melhorias no Apple Maps e do lançamento do Healthbook, espera-se também que o novo sistema operacional da Maçã torne o AirDrop ainda mais abrangente, permitindo a transferência de fotos, vídeos e documentos de um iPhone ou iPad para um Mac e vice-versa. E, para completar, a versão do iOS 8 para iPad poderá vir com suporte à multi-janela, onde a tela do tablet pode ser dividida em janelas diferentes permitindo que o usuário trabalhe com dois aplicativos ao mesmo tempo.

Mac OS X 10.10, nova versão do sistema operacional para Macs poderá se chamar Yosemite

Mac OS X 10.10 poderá ser batizado de Yosemite

Painel decorativo com a letra X sugere lançamento do Mac OS X 10.10 (Foto: Reprodução/The Verge)

Outro rumor que ganhou força com os banners utilizados na decoração do WWDC 2014 é a apresentação da versão 10.10 do Mac OS X. A fotografia divulgada pelo site The Verge exibe um pedaço do monte Yosemite acompanhado pela letra X, sugerindo que a nova versão do sistema operacional para Macs será anunciada nesta semana e poderá ser batizada de Yosemite, El Cap ou El Captain.

Diferentemente do iOS 8, o Mac OS X 10.10 virá com significativas novidades gráficas com o objetivo de tornar as duas plataformas ainda mais parecidas. O update trará um design mais clean, com alguns efeitos translúcidos, ícones mais definidos e simplificados como os introduzidos no iOS 7 e janelas com bordas mais nítidas.

Claro que, além das mudanças visuais, o sistema também ganhará novos recursos. Rumores apontam que a nova versão do OS X poderá trazer a nova assistente Siri, melhorias nas notificações e um AirDrop mais abrangente como o do novo iOS 8 para permitir a transferência de fotos, vídeos e documentos entre iGadgets e Macs.

Nova linha de Macs ainda mais potentes

 

Novos dispositivos serão ainda mais potentes

Apple poderá lançar novo MacBook Air com tela Retina, substituir o último modelo MacBook Pro “não retina” e ampliar sua linha de iMacs (Foto: Reprodução/Apple)

Além das novidades em seus sistemas operacionais, a Apple também poderá apresentar novos dispositivos durante a WWDC. A expectativa é oferecer computadores mais robustos, incluindo um MacBook Air com tela Retina de 12 polegadas com altíssima resolução.

Já a série MacBook Pro poderá ganhar mais uma variante com tela Retina para substituir o único modelo “não retina” ainda disponível no mercado. E, por fim, referências a um novo modelo de iMac foram encontradas em uma versão para desenvolvedores do OS X 10.9.4, o que torna possível o lançamento de novos iMacs durante a WWDC.

iPhone 6 com tela de Retina Advanced e câmera baseada na tecnologia Lytio

iPhone 6 virá com câmera mais potente

Conceito do novo iPhone 6 realizado por fãs (Foto: Reprodução/Steve Hemmertoffer)

Rumores sobre a próxima geração do iPhone afirmam que o novo gadget terá duas variantes com telas maiores, uma com 4,7 polegadas e a outra com 5,5 polegadas. Ambos os modelos virão com tela de Retina Advanced, cuja resolução se assemelha a 2K, e fugirão do famoso formato “retângulo com bordas arredondadas” com a utilização de laterais curvas.

Mesmo com as significativas mudanças em seu layout, o que mais chamará a atenção no novo iPhone 6 será a inclusão de uma câmera mais potente. Com a contratação de Ari Partinem, ex-engenheiro da Nokia por trás das câmeras Lumia, a expectativa é de que o aparelho passe a vir equipado com câmera de Lytio com sistemas de estabilização de imagens e lente de 10 megapixels capaz de oferecer imagens melhores que uma câmera profissional de 50 megapixels.

O novo smartphone da Apple já virá com o iOS 8 e suas novas funcionalidades, além de um sensor facial que servirá como uma alternativa ao Touch ID, no qual o usuário poderá bloquear ou desbloquear a tela do aparelho apenas com o seu rosto.  Além disso, o gadget contará com recarga sem fio e melhor gerenciamento de energia capaz de aprender a rotina do usuário e se adaptar para um consumo mais personalizado.

iWatch com tela entre 1,3 e 1,5 polegadas

iWatch da Apple poderá carregar com energia solar

Imagem criada digitalmente (não oficial)

Especulações sobre o lançamento do relógio inteligente da Apple começaram a surgir a alguns anos. De acordo com especialistas, a companhia enfim lançará seu iWatch na próxima semana durante a WWDC 2014 com a intenção de introduzir o iOS 8 no mercado e oferecer uma completa integração com o iPhone 6.

O novo SmartWarch da Apple trará as mesmas funcionalidades presentes em seus rivais, como controle da qualidade do sono, calorias queimadas e distância percorrida durante um exercício físico, por exemplo. O gadget deve apresentar uma tela entre 1,3 e 1,5 polegadas, poderá carregar com energia solar e, de acordo com o analista Chang Xu, o dispositivo poderá custar US$ 265, cerca de 200 euros ou 600 reais sem impostos.

Essas são as principais expectativas que temos para a WWDC, que acontece entre os dias 02 e 06 de junho em São Francisco, Estados Unidos. Você imagina que outros lançamentos a Apple está preparando para a próxima semana? Deixe um comentário e nos diga sua opinião.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *