Google Domains Internet

Google entra no mercado da venda de domínios


Durante os últimos anos, qualquer utilizador que pretende-se adquirir um novo domínio na internet e recorre-se à Google foi confrontado com uma página que indicava que a Google não providenciava esse tipo de serviço, sendo depois recomendados alguns parceiros que o faziam.

Essa página foi agora alterada, pois a Google lançou um novo serviço em fase beta chamado “Google Domains”, onde alguns utilizadores poderão agora começar a utilizar para adquirir novos domínios.

Durante esta fase inicial ainda não é bem claro o que a Google pretende trazer de novo para este mercado do registo de domínios, fazendo-a destacar da grande concorrente GoDaddy, que até agora se enquadrava nas recomendações feitas pela Google. Aqui fica a lista de ofertas criada pela empresa até ao momento:

  • Registo privado gratuito, permitindo ao utilizador esconder o seu nome/endereço/etc. de pesquisas Whois sem necessitar de pagar a um serviço externo.
  • Reencaminhamento de email gratuito para a sua caixa de entrada do Gmail.
  • Encaminhamento de domínio gratuito.
  • Suporte para até 100 sub-domínios.
  • Intenção de oferta para todos os novos tipos de domínios que irão ser disponibilizados durante os próximos anos (por exemplo .guro ou .club).

17r0k1scs1s0ljpg

A criação deste tipo de serviço por parte da Google chega sem surpresa, sendo mesmo estranho o facto de ter levado tanto tempo até à sua implementação. A Google oferece já à bastante tempo serviços para domínios privados como por exemplo contas de email ou análise estatística, mas nunca antes ofereceu a possibilidade de aquisição de novos domínios.

Tal como acontece na grande maioria de “fases beta”, para tentar adquirir um domínio através da Google terá de enviar um pedido de inclusão nesta fase através do botão “Gerir os meus domínios” na página do Google Domains. Não existe qualquer informação sobre o número limite de utilizadores que serão admitidos até ao final desta fase de experimentação.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *