Kaspersky Lab_férias seguras Segurança

Conselhos para umas férias seguras, segundo a Kaspersky Lab


Aproxima-se Agosto, o que significa que muitos de nós iremos finalmente usufruir de umas merecidas férias. Ser vítima de uma infecção por malware, fraude ou qualquer outro tipo de ataque é já por si um problema sério, mas torna-se ainda mais grave quando viajamos e não dispomos dos recursos habituais que temos em casa. Por isso, a Kaspersky Lab oferece alguns conselhos simples para ter umas férias seguras.

Cuidado a reservar… e a pagar

Em primeiro lugar, convém reservar o hotel, apartamento na praia, bungalow ou qualquer outra opção com um pouco de antecedência e, claro, fazer a reserva numa página web de confiança, não confiando simplesmente nas páginas onde se encontrem as melhores ofertas. Leia atentamente as críticas dos utilizadores dos serviços que vá utilizar.

  1. Peça sempre referências de clientes anteriores. É provável que a habitação faça parte de uma associação de proprietários/condóminos. Contacte a associação e pergunte-lhes se a pessoa que está a arrendar é realmente o proprietário da casa.
  2. Antes de fazer qualquer pagamento ao proprietário, assegure-se de que recebe um documento ou contrato onde se especifiquem claramente todos os termos do acordo, como por exemplo, os dias que vai durar o arrendamento, o preço, o sinal, etc.
  3. Use cartão de crédito – muitos têm incorporados sistemas de protecção contra fraude. Não existe nenhum tipo de protecção contra burlões se lhes enviar dinheiro fresco. Não debe usar um sistema de envio de dinheiro.

Posto isto, se for fazer o pagamento online, assegure-se como sempre de que o seu computador e o browser (e todo o demais software) estão actualizados com as últimas versões disponíveis. Isto deveria servir de protecção, excepto para as ameaças zero day. Assegure-se de que o sistema através do qual vai fazer o envio de dinheiro é seguro (cadeados verdes na barra de navegação e ligações HTTPS encriptadas). E tenha sempre una solução de segurança completa que ofereça a função de protecção de pagamentos.

Dispositivos

Se vai levar consigo de férias dispositivos que contenham dados importantes – o seu smartphone, tablet ou portátil – assegure-se de fazer uma cópia de segurança antes de ir e que essa cópia permaneça em casa. Desta forma, se o portátil for roubado ou perdido, terá uma cópia segura com todos os seus dados guardados num disco rígido externo.

Para dispositivos móveis, instale algum sistema antirroubo que inclua geolocalização de dispositivos por GPS e aplicações de protecção antirroubo, para facilitar a localização dos dispositivos.

Além disso, devemos ter em conta que existem muitos números que não devemos esquecer. Números de emergência, prefixos telefónicos (se for para o estrangeiro), números de informação para as reservas de hotel e voos, etc. Não há qualquer garantia de que vá ter uma ligação à todo o tempo, pelo que deveria fazer uma lista por escrito destes contactos ou uma lista no seu dispositivo móvel ou computador. Se tiver filhos, assegure-se de que eles e o resto das pessoas que viagem consigo conhecem pelo menos os números de emergência.

Não use ligações wifi públicas. Nem sequer as disponíveis no quarto do hotel, a não ser que esteja encriptada e protegida por password. Se tiver acesso a uma VNP (rede privada virtual), use-a.

Por último, leve dois, três ou mais cartões de crédito ou débito para que, em caso de perder ou ter que cancelar algum, conte com um plano B. Se levar consigo grandes quantias em dinheiro, guarde-o no cofre do hotel (juntamente com o seu passaporte a não ser que precise de o usar). Também é recomendável que deixe o portátil e qualquer dispositivo móvel no mesmo cofre.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *