Redes sociais

e-Book gratuito: 12 métricas essenciais para o Facebook!


Embora o número de fãs de uma página seja o indicador mais valorizado pelas marcas com presença no Facebook, ao se avaliar o desempenho e a presença na rede social, a quantidade de likes não deve ser o único critério considerado. É o que indica o estudo “12 Métricas essenciais para gerenciar a presença da sua marca no Facebook”, disponível para download gratuito.

ENGAGEMENT: define o envolvimento dos fãs com a marca e pode ser medido através da sua participação nas publicações, seja através de likes, partilhas e comentários.

TALKING ABOUT: essencial para compreender o envolvimento de forma mais abrangente, esta métrica contabiliza todas as histórias que envolvem a página, dentro ou fora do Facebook.

INTERACTIONS: representada pelo total de interações diárias, semanais ou mensais (likes, comentários e partilhas), esta métrica influencia a taxa de “engagement” e o “talking about“. Contudo, segundo os realizadores do estudo, a quantidade não traduz qualidade. Ou seja, likes e partilhas representam, geralmente, interações positivas, mas os comentários podem ter um teor negativo, visto que alguns consumidores aproveitam as publicações para fazer reclamações.

TOP USERS: permite apurar (diária, semanal ou mensalmente) quais são os utilizadores mais ativos da página – nomes e perfis, o número de posts e comentários, a data da última atividade e likes. Entretanto, é imprescindível avaliar se estes utilizadores são defensores ou detratores da marca.

FANS: importante para compreender a audiência potencial, este quesito serve para monitorizar o crescimento do número de fãs de uma página.

POST TYPES: bastante útil para perceber quais os formatos mais populares de posts na página (se imagens, inquéritos, atualizações de estado ou vídeos). De modo geral, as imagens geram mais interações e, consequentemente, maior envolvimento com a marca.

ENGAGEMENT BY POST TYPES: conforme diz o nome, esta métrica deve ser utilizada para calcular o envolvimento perante cada formato de post.

PAGE POSTS: permite contabilizar a atividade de uma determinada página, a quantidade diária de publicações ou número total durante um determinado período.

POSTS: métrica utilizada para analisar todas as publicações de páginas e/ou utilizadores concorrentes, permitindo saber especificamente qual post responde pelo maior envolvimento (positivo ou negativo) dos utilizadores.

REPONSE TIME / RESPONSE RATE: método utilizado a fim de verificar a velocidade de resposta e para que quantifiquem, em números absolutos, os posts que foram ou não respondidos.

USER POSTS: serve para a marca quantificar os comentários realizados por utilizadores no seu mural, seja durante um dia, uma semana ou um mês.

SUMMARY: de modo a simplificar a avaliação dos pontos fortes e fracos da estratégia de social media, este quesito reúne as principais métricas consolidadas pela marca e concorrência durante uma semana, um mês ou um ano.

Faça já o download gratuito do e-book 12 Métricas essenciais para gerenciar a presença da sua marca no Facebook.

Via Liga.teàMedia


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *