solução Key Event Experience da Ericsson foi implementada pela Telefónica | Vivo Notícias

Ericsson: responsável pela rede da Telefónica | vivo no mundial de futebol 2014



A Ericsson implementou a solução Key Event Experience para apoiar a Telefónica | Vivo durante o Campeonato do Mundo da FIFA 2014, realizado no Brasil.

A solução, que é aplicada em eventos que geralmente levam a um drástico aumento do tráfego móvel, foi usada pela primeira vez no país pela operadora e reforça a perceção de qualidade das operadoras de rede através da melhoria da experiência do utilizador durante o período dos grandes eventos em que a solução é aplicada.

Com a utilização cada vez maior de smartphones e, consequentemente, a utilização de banda larga móvel, é natural que as expetativas dos utilizadores aumentem em relação à qualidade das redes. Expetativas estas que aumentam ainda mais quando milhões de utilizadores se concentram numa área específica e partilham vídeos, fotos e tweets, levando a capacidade da rede ao limite.

Estudos da Ericsson realizados durante o Campeonato do Mundo na África do Sul, em 2010, concluiram que houve um aumento de 40% no serviço de voz, em comparação com o mês anterior ao início dos jogos, e a utilização dos serviços de dados foi 10 vezes maior que o padrão, na época. Essa utilização, que foi ainda maior neste Campeonato do Mundo, exigiu um bom desempenho da rede não só nos estádios, mas também em locais estratégicos para a organização do Campeonato, como centros de imprensa, aeroportos e espaços oficiais destinados à transmissão dos jogos. Nestas áreas, a solução da Ericsson também foi utilizada.

De acordo com Paulo César Teixeira, CEO da Telefónica | Vivo, “Os smartphones foram a principal ferramenta usada pelas pessoas que estavam presentes nos estádios para registar os jogos durante a Copa do Mundo e isso naturalmente levou a um aumento da capacidade da rede. O nosso intuito ao implementar a solução Key Event Experience da Ericsson foi ajustar a nossa rede para que pudessemos proporcionar aos nossos utilizadores o que há de melhor em termos de experiência durante o evento”.

Ericsson_LogoSergio Quiroga, Presidente da Ericsson para a América Latina e Caribe, afirmou que “A solução Key Event Experience permitiu que a Telefónica | Vivo fosse bem percebida pelos seus utilizadores durante os jogos da Copa do Mundo nas cidades onde já fornecemos equipamentos e serviços. Todo o conhecimento que adquirimos ao longo de vários anos de experiência a responder a eventos deste cariz foi usado para fazer um diagnóstico completo da rede. Trata-se de uma grande parceria de serviços rigorosamente geridos”.

O estudo preliminar iniciado em fevereiro deste ano contou com a participação de especialistas da Ericsson vindos de outros países e que participaram ativamente em grandes eventos realizados recentemente, como o Super Bowl, nos Estados Unidos, e os Jogos Olímpicos 2012, em Londres. Dois servidores foram instalados junto ao sistema de gestão da rede da operadora para extrair os dados de performance da rede e emitir relatórios de 15 em 15 minutos durante o período do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA 2014, para avaliar o desempenho da rede e indicar ações preventivas.

Projetada para ajudar as operadoras na manutenção de elevados níveis de serviço, além de fornecer competências nas áreas de planeamento, design, implementação, otimização e gestão de falhas, a solução da Ericsson foi aplicada em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Manaus e Salvador. Outros recursos da Key Event Experience incluem monitorização de desempenho em tempo real, gestão de tráfego ativo e resposta proativa em caso de imprevistos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *