(Foto: reprodução da internet) Internet

Google: 5 dicas valiosas para otimizar as buscas no site


Não sabe onde encontrar aquele livro ou filme? Tem dúvidas sobre como é feita a sua comida favorita? Deseja saber se a noite estará fria o suficiente para ter de levar casaco? Pergunte para a sua mãe… ou para o Google mesmo!

Que o Google é o grande oráculo da era digital, isso todo mundo já sabe! Seja qual for a métrica utilizada, o motor de busca é mais popular do mundo, sendo quase impossível encontrar alguém que use a internet sem nunca ter experimentado o serviço.

O que, talvez, ainda não saiba é que com as ferramentas de busca personalizada do site é possível delimitar os resultados que melhor se enquadrem à pesquisa. A seguir, cinco dicas valiosas, mas pouco exploradas, para personalizar os resultados das buscas no site:

1. País

Ao clicar no botão Ferramentas de Pesquisa, o utilizador pode procurar por links de um país específico, o que é especialmente útil para excluir links de outros países lusófonos, o que permite evitar a confusão entre os posts escritos em português. Também é extremamente útil para pesquisar termos estrangeiros, mas em páginas de língua portuguesa.

1. Google_país | TecheNet

2. Idioma

Por vezes, ao pesquisar sobre determinado tema, o Google apresenta vários links de diversos países diferentes. Contudo, mesmo que o utilizador procure por material estrangeiro, graças ao algoritmo, posts em português são privilegiados. É possível filtrar os resultados por qualquer idioma, embora o padrão seja limitar a pesquisa apenas para o português. O utilizador pode, ainda, alterar as configurações e adicionar outros idiomas de interesse (como o inglês), permitindo outros tipos de filtragem.

2. Google_idiomas | TecheNet

 

3. Tempo

A fim de evitar que nos resultados da busca posts antigos se misturem aos novos, o Google permite filtrá-los por período de tempo, variando entre horas, dias, semanas, etc. O que facilita a procura por notícias recentes, evitando a confusão com links mais antigos relativos ao mesmo tema da busca.

3. Google_faixa temporal | TecheNet

4. Outros filtros

Limitar os resultados apenas a páginas já visitadas ou sites que ainda não foram acessados é um dos recursos oferecidos pelo Google, possibilitando também realizar uma busca privada, tendo como base preferências do utilizador em outros serviços do site (principalmente no Google+). Outra possibilidade é procurar pelos termos utilizados “ao pé da letra”(Ipsis Verbis), que apresenta resultados mais diretos de acordo com o tema pesquisado.

4. Google_outros filtros | TecheNet

5. Delimitação geográfica

O utilizador pode, ainda, determinar um filtro a partir de uma área específica do mapa. Ou seja, caso deseje procurar por restaurantes em Lisboa, mesmo estando na cidade do Porto, ou descobrir pontos turísticos Rio de Janeiro ou em Paris, basta apenas delimitar as opções por zona, conforme pode-se ver na imagem abaixo.

5. Google_delimitação demográfica | TecheNet

Via Olhar Digital

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *