(Foto: reprodução da internet) Redes sociais

Projeto usa o WhatsApp para contar histórias a crianças


Não é novidade que o WhatsApp já é uma das plataformas mais utilizadas para a troca de mensagens, embora esta não seja a única aposta dos utilizadores para o uso da app. Um exemplo das potencialidades ainda por descobrir pode ser verificado em “Mensagens de Ninar”, um projeto que pretende levar um pouco de afeto a crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento, devido a situações de extrema vulnerabilidade social, violência, rejeição e abandono. E toda essa atenção chega em forma de “historinhas para dormir”. 

Criado pelo publicitário Pedro Penteado, o projeto utiliza a tecnologia como ferramenta para exercitar a atenção, o amor, o carinho e a convivência entre crianças e adolescentes que vivem em instituições como Casa da Criança Santo Amaro, em São Paulo, onde a ideia já está sendo posta em prática. Em parceria com algumas livrarias, o projeto consiste na doação de leituras de histórias infantis via dispositivo móvel.

Como funciona o “Mensagens de Ninar“?

Cada participante lê e grava um trecho do livro através do Whatsapp. A seguir, o trecho lido é enviado em formato de mensagem de voz à instituição através da app. Posteriormente, as histórias completas são recebidas e disponibilizadas em uma biblioteca virtual, onde uma caixa de som com conexão Bluetooth é conectada ao dispositivo móvel e, então, “conta” a historinha daquela noite. A cada dia uma nova história é contada, com vozes de pessoas diferentes.

Segundo o idealizador da iniciativa, a ideia surgiu com a descoberta da burocracia existente no Brasil para se adotar uma criança, o que resulta numa dura realidade em que apenas 15% das crianças em situações similares a estas são aptas a serem adotadas no país.

Conheça melhor o projeto “Mensagens de Ninar na reportagem do Olha Digital, disponível no vídeo abaixo:

Via Olhar Digital


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *