Google anuncia parceria na pesquisa da cura do câncer 1

Calico, a startup do Google voltada para a saúde e o bem-estar, acaba de anunciar uma parceria inédita com a empresa farmacêutica AbbVie em busca de novos métodos de tratamento para doenças como câncer e Alzheimer. O acordo prevê a abertura de um centro de pesquisas em São Francisco, na Califórnia (EUA), com foco principal na descoberta e aceleração de novos medicamentos.

Divulgada nesta quarta-feira (4), a aliança prevê um investimento total de US$ 500 milhões – US$ 250 milhões de cada companhia – e as empresas dividirão todas as despesas e lucros gerados.

Fundada no final de 2013, Calico será responsável por fornecer a equipe de cientistas que trabalharão no laboratório. No decorrer dos primeiros 5 anos, o alvo principal da parceria estará focado nas pesquisas científicas. A partir disso, serão mais 10 anos de desenvolvimento.

Criada no mesmo ano que sua parceira, a AbbVie é mundialmente reconhecida pela produção de drogas capazes de auxiliar no tratamento de doenças como o mal de Parkison. Portanto, neste projeto, caberá à farmacêutica supervisionar o desenvolvimento de medicamentos e a possibilidade de comercializá-los.

Google & Saúde

Não é de hoje a aposta e o investimento do Google em áreas da saúde. Já na altura do lançamento da Calico, a companhia já deixou claro que o objetivo principal desta iniciativa seria retardar cada vez mais a morte, com o auxílio das novas tecnologias, a fim de ocupar as lacunas deixadas pela medicina tradicional.

imagem.php_1
Projeto pode revolucionar o atendimento médico ocular

Recentemente, a gigante tecnológica anunciou também parceria com o laboratório Novartis para criação de uma lente de contato inteligente para auxiliar no controle da diabetes. Com o dispositivo, seria possível usar as lágrimas do utilizador para medir a quantidade de glicose no sangue.

Composta por um chip wireless, a lente possui, ainda, um sensor miniaturizado de glicose prensados entre duas camadas de material gelatinoso. Segundo os seus criadores, o dispositivo deverá ser equipado também com um LED capaz de emitir sinais sempre que haja alterações no nível de glicose do paciente.

 

Via The Verge

Artigo anteriorPróximo artigo
Cláudia Assis
Jornalista, Assessora de Comunicação e Gestora de Marcas nas redes sociais, Cláudia Assis tenta definir a si mesma como "uma menina multitask". Aquariana [logo vanguardista!] e nômade por natureza, viu a sua vida ser conduzida numa viagem transatlântica rumo a Portugal. O objetivo inicial era um mestrado em Ciências da Comunicação mas, desde então, vive num enamoramento constante com a terra de Pessoa. E, assim como o poeta, ela é também muitas "pessoas". CAssis é uma delas [talvez a mais intensa] e que nada mais é que uma versão 2.0 de si mesma, um alter-ego nas redes sociais. O que “ambas” têm em comum? Falam muito. Sobre tudo e todos. Têm sempre uma opinião a dar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.