ecologia e sustentabilidade Sustentabilidade

LeiriaShopping ensina os mais pequenos a preservar o Meio Ambiente



Sensibilizar as crianças para hábitos de preservação do meio ambiente através da Realidade Aumentada é o objetivo da campanha de sensibilização SOS Planeta que decorrerá até ao próximo domingo, 21 de setembro, no LeiriaShopping. Esta iniciativa decorre no período de funcionamento normal do centro, entre as 12H00 e as 21H00.

A campanha aposta na tecnologia e na pedagogia para consciencializar os mais novos para a necessidade de introduzirem no seu dia-a-dia hábitos de poupança de água e energia, de redução das emissões de CO2 e reciclagem de resíduos. Pela primeira vez em Portugal, as crianças vão aprender como preservar o Meio Ambiente através de uma experiência que lhes permite fazer parte integrante de filmes em que são protagonistas.

Através da experiência de Realidade Aumentada, as famílias e as crianças podem entrar em cenários tão reais como florestas, oceanos ou glaciares onde ursos polares, macacos, elefantes ou baleias demonstram como pequenos gestos podem contribuir para a redução da pegada ecológica. Fechar a torneira enquanto se lava os dentes ou toma banho, apagar a luz, desacelerar o carro e não deitar lixo para o chão são as mensagens transmitidas com recurso a esta tecnologia inovadora.

Esta iniciativa decorrerá até 19 de outubro em 15 centros comerciais da Sonae Sierra, de norte a sul do país. SOS Planeta insere-se na campanha de sensibilização “1, 2, 3 chegou a tua vez” que está presente em 21 centros comerciais de todo o país e que, através de pequenos gestos, dá a conhecer a todos os visitantes de que forma podem contribuir para um futuro mais sustentável. A campanha recorre a alguns exemplos de medidas eficazes na redução do consumo de energia e de água e, também, no aumento da taxa de reciclagem, servindo de exemplo para a mudança de atitude dos portugueses.

Os índices de poupança do LeiriaShopping

Em 2013, o LeiriaShopping registou um total de 32 toneladas nas suas emissões de CO2, ou seja, menos 1.694 toneladas relativamente ao ano anterior. Esta variação significativa deve-se à existência de um fornecedor de eletricidade “Verde” que garante o fornecimento sem emissões e à ausência de fugas de gás refrigerante nos ares condicionados, chillers, etc.

No que se refere à poupança de energia, o centro registou um gasto de 3.083.724 KWh, menos 743,2 KWh comparativamente a 2012. Esta realidade é justificada pela adoção de medidas como a substituição do tipo de iluminação por lâmpadas LED que apresentam consumos energéticos mais reduzidos e eficientes e à qual se junta, também, a implementação de práticas de otimização dos sistemas de climatização e iluminação durante o horário de funcionamento dos centros.

Relativamente ao consumo de água, o LeiriaShopping reduziu o seu consumo em 0,689 m3, tendo registado em 2012 um gasto de 29.542 m3 e, em 2013, 28.853 m3.

No que diz respeito à taxa de reciclagem de resíduos, o centro registou um aumento de 34 toneladas de lixo reciclado de 2012 para 2013, resultado de um trabalho de sensibilização dos lojistas para este tema, à otimização da alocação dos profissionais envolvidos na gestão dos resíduos e à melhoria das instalações de recolha de resíduos bem como às práticas locais de gestão de resíduos.

Informações sobre o LeiriaShopping em: http://www.leiriashopping.pt/


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *