NASA´s MAVEM Ciência

NASA: Sonda MAVEN chega a Marte para estudar a atmosfera do planeta vermelho



A NASA anunciou que a sonda MAVEN entrou ontem, domingo 21 de setembro, na órbitra de Marte e prepara-se agora para começar a estudar a ténue atmosfera do planeta vermelho.

De acordo com a Agência Espacial norte-americana, a MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) é a primeira sonda dedicada ao estudo da atmosfera marciana.

“Como o primeiro satélite dedicado a estudar a atmosfera superior de Marte, MAVEN vai melhorar muito a nossa compreensão da história da atmosfera marciana, como o clima mudou ao longo do tempo, e como isso influenciou a evolução da superfície e as condições de habitabilidade potencial de o planeta “, disse o administrador da NASA Charles Bolden. “Ele também irá informar melhor uma missão futura para enviar seres humanos ao planeta vermelho em 2030.”

A sonda espacial MAVEN entrou com sucesso na órbita de Marte ao fim de 10 meses de viagem e percorreu uma distância de 711 milhões de quilómetros.

mars_burn360_0A partir de agora , a primeira nave espacial dedicada a explorar a ténue atmosfera superior de Marte – MAVEM – , vai entrar numa fase de testes e calibragem de instrumentos, que durará cerca de 5 semanas. Após esse período irá começar a medir a composição, a estrutura e a fuga de gases na atmosfera superior de Marte, além da sua interação com o sol e o vento solar.

A missão MAVEN, além de estudar a atual atmosfera marciana, tem o intuito de descobrir as causas que transformaram Marte, repleto de água num passado distante, num planeta árido e desértico. Os dados coletados permitirão uma melhor compreensão da história de Marte, do seu clima e quais as possibilidades de vida no planeta vermelho.

Fonte: NASA


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *