Rio Douro - Porto - Gaia Notícias

Turismo internacional cresce no Porto e Norte de Portugal


A Associação de Turismo do Porto (ATP), entidade oficial responsável pela promoção internacional do Porto e Norte de Portugal, acaba de anunciar que no primeiro semestre do ano foram registadas 1.183.800 dormidas de estrangeiros, o que representa um aumento de 15,8% face ao mesmo período do ano anterior (1.022.000). Esta percentagem corresponde a um incremento de 161.800 dormidas de estrangeiros.

Com efeito, os principais indicadores do primeiro semestre de 2014 demonstram um crescimento internacional continuado do destino fortemente demonstrado pelos prémios e nomeações que este tem recebido e que representam o reconhecimento internacional da autenticidade, qualidade e diversidade do Porto e Norte de Portugal. Os estrangeiros representam 51,5% das dormidas no Porto e Norte de Portugal.

Cidade do Porto, Portugal

De acordo com a ATP, e com base em dados do Instituto Nacional de Estatística, o mês de Abril — que coincidiu com o período de Páscoa — registou a maior subida (33,6%). O mês de Junho ascendeu a 7.9% relativamente ao mesmo período do ano anterior, um incremento que se deve à aposta da cidade do Porto nos grandes eventos para atracção de turismo (foi o caso das festividades de S. João e do festival NOS Primavera Sound).

Os principais mercados estratégicos e de desenvolvimento para a promoção internacional do Porto e Norte como destino turístico são Espanha, França e Brasil, logo seguidos da Alemanha, Reino Unido e Itália. O top 10 dos mercados emissores fica completo com a Holanda, os EUA, a Bélgica e a Escandinávia, por esta ordem.

Para promover a região Porto e Norte como destino de eleição no exterior, a ATP tem realizado um trabalho intenso a nível de acções com a imprensa internacional e compradores internacionais do destino. Estão a ser concretizadas campanhas de comunicação em canais online e imprensa escrita, produzidos novos vídeos sobre este destino turístico, realizadas campanhas de marketing com companhias aéreas e operadores turísticos. A ATP participa ainda em feiras e workshops nos mercados estratégicos e de desenvolvimento do PNP, promove e apoia a realização de congressos e eventos internacionais no destino, o que valeu à cidade do Porto a distinção e subida no Ranking Mundial 2013 da ICCA, para a 46ª posição (subida de 7 lugares).

A estratégia delineada para o corrente ano pretende coincidir as acções promocionais com os principais eventos do destino (Semana Santa em Braga, S. João, Nos Primavera Sound, Cais do Fado, Viagem Medieval em Sta. Maria da Feira, Vindimas, Fim de Ano).

Após a consolidação do portal visitportoandnorth.travel, a aposta centra-se no desenvolvimento de uma nova ferramenta/ APP e campanha inovadora “Be Inspired”, que apela aos cinco sentidos com o objetivo de uma maior proximidade com o turista, maximizando a comercialização/ venda do Destino, uma ferramenta agregadora que cria programas turísticos à medida, proporcionado experiências e momentos únicos a quem visita o Porto e Norte de Portugal.

Estes resultados são fruto de uma estratégia sustentada de comunicação, promoção e comercialização/venda do destino a nível internacional, que a ATP tem vindo a desenvolver em estreita colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo, Turismo de Portugal e seus associados, fundeada numa relação Win–Win com todos os benefícios que isso representa para o desenvolvimento económico da região Porto e Norte e de Portugal.

 

* Conforme dados provisórios do INE atualizados em 14/08//2014


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *