Google Now (foto: reprodução da internet) Mobile

Google facilita integração do “Ok Google” em apps externas


Desde o seu lançamento há mais de dois anos que a funcionalidade de voz do Google Now tem vindo a sofrer grandes melhorias e inovações, passando agora a ser facilitada a integração em aplicações externas à Google.

Foi anunciado pela Google no seu blog de developers que iria agora tornar mais fácil a integração da sua funcionalidade “Ok, Google” em aplicações externas à empresa.

Na publicação do seu blog, a Google diz que será possível utilizar os comandos de voz de forma mais fluída e eficaz interagindo com aplicações que até hoje não seria possível. Por exemplo, poderá utilizar comandos de voz como “Ok Google, search for hotels in London on TripAdvisor” ou “Ok Google, search pizza on JustEat”. Para que isto se torne possível, os developers apenas terão de acrescentar algumas linhas de código às suas aplicações para que o Google Now seja capaz de realizar este tipo de tarefa.

Quando a Google diz que apenas é necessário a adição de algumas linhas de código, falam no sentido literal da palavra, uma vez que apenas necessitam de acrescentar os seguintes comandos ao seu ficheiro AndroidManifest.xml:

<activity android:name=”.SearchableActivity”>

<intent-filter>

<action android:name=”com.google.android.gms.actions.SEARCH.ACTION”/>

<category android:name=”android.intent.category.DEFAULT”/>

</intent-filter>

</activity>

okgoog

Não é difícil imaginar como esta nova possibilidade poderá vir a tornar a tarefa de pesquisar por conteúdo no seu Android (e dentro de aplicações) muito mais simples e rápida, para isso apenas é necessário que os developers comecem a integrar o código nas suas aplicações. Uma vez que a Google está a facilitar imenso esta integração, não parece existir nenhuma justificação para que não aconteça uma adesão em massa por parte das empresas que desenvolvem aplicações para o sistema Android.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *