Nicolae Popescu é um dos 10 ciber fugitivos mais procurados pelo FBI Notícias

Autoridades dos EUA oferecem 1 milhão de dólares pela captura de ciber fugitivo



O Departamento de Estado dos EUA oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem tiver informações que levem à captura de Nicolae Popescu. O criminoso, que se encontra em fuga, é acusado de comandar um esquema de “CyberScam”, através do qual lesou clientes americanos em milhões de dólares.

De acordo com a notícia avançada pelo NBC NEWS, o esquema fraudulento consistia na colocação de falsos anúncios de carros de luxo (esses veículos não existiam) nalgumas da maiores lojas online, como o eBay, Cars.com e AutoTrader.

O FBI colocou o romeno Nicolae Popescu na sua lista dos 10 Ciber Fugitivos mais procurados. Além da recompensa de 1 milhão de dólares oferecida a quem fonecer informações que levem à detenção de Popescu, as autoridades norte-americanas também oferecem 750 mil dólares por informações sobre Dumitru Daniel Bosogioiu, que é suspeito de ser cúmplice neste esquema de ciber fraude.

O sofisticado esquema de fraude, criado por Nicolae Popescu, Dumitru Daniel Bosogioiu e pelo menos mais 11 cúmplices, baseava-se na coloção de anúncios falsos nos sites referidos acima, na criação de sites de concessionárias automóveis inexistentes, além da criação de documentos falsos que atestavam a veracidade do negócio.

A investigação, que levou à descoberta deste crime cibernético, foi levada a cabo por várias agências de polícia de diversos estados dos EUA e, além disso, teve a colaboração das autoridades de outros países, como a Grã-Bretanha, Canadá e Alemanha.

De acordo com o Departamento e Justiça dos EUA, Poescu e os seus cúmplices conseguiram por-se em fuga, depois de lesarem os compradores americanos em mais de 3 milhões de dólares.

Fonte: NBC NEWS


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *