megaoperação contra incêndios no Bangladesh Mobile

App para iPad viabiliza megaoperação contra incêndios no Bangladesh



No Brasil registram-se mais de mil incêndios em estruturas industriais e de comércio por ano. Se seguisse um exemplo vindo de Bangladesh, a triste estatística brasileira de três sinistros por dia poderia ser significativamente melhorada. Lá, com a ajuda de um aplicativo (aplicação) para iPad criado na plataforma FileMaker, uma megaoperação de inspeção contra incêndios acaba de ser realizada em aproximadamente 1.000 fábricas de roupas no prazo recorde de 6 meses, reduzindo as ocorrências e minimizando perdas materiais e de vidas. O próprio software foi desenvolvido com igual presteza – em apenas 21 dias – e sua utilização reduziu em 50% o tempo de criação dos laudos, permitindo que a empresa de perícia cumprisse seu apertado cronograma.

A urgência é explicada pelo crescimento vertiginoso das confecções no país asiático. Com milhares de grandes corporações de todo o mundo terceirizando a produção de roupas em fábricas de Bangladesh, o risco de sinistros cresceu em igual proporção. Para melhorar a segurança dos operários, mais de 150 empresas de roupas assinaram recentemente um acordo para segurança predial e contra incêndios, cuja principal condicionante foi a realização de rígidas inspeções independentes em 1,1 mil fábricas.

aplicativo (aplicação) para iPad criado na plataforma FileMaker

 

A principal dificuldade foi justamente o prazo, diz Brian Rhodes, diretor da Hugues Associates, empresa contratada para realizar análises de riscos e indicar medidas de proteção. “Não tínhamos tempo para criar os relatórios usando notas manuscritas e fotos soltas, como é comum nesse tipo de atividade. Precisávamos de um caminho bem mais eficiente para dar conta de uma missão tão grande em tão poucos meses. Olhando retrospectivamente, duvido que tivéssemos completado o projeto a tempo e segundo o cronograma sem usar a solução FileMaker.”

relatório-gerado-pela-app-para-iPad

A desenvolvedora de software Anvil Dataworks trabalhou com a Hughes para criar uma solução sob medida que permitiu aos inspetores coletar dados e fotos – os transmitindo a escritórios espalhados pelo mundo – e gerar relatórios a partir de um único aplicativo móvel. Os relatórios de inspeção foram usados para alertar os donos das fábricas quanto a deficiências em segurança e em proteção contra incêndios encontradas nos edifícios. Além disso, foram acrescentados planos de ações corretivas. A solução foi criada usando três plataformas de software – FileMaker Pro 13, FileMaker Server 13 e FileMaker Go para iPad.

app-para-iPad-criado-no-FileMaker

 

Antes da experiência com iPads, as equipes da Hughes costumavam tomar notas à mão e grampear a elas fotos locais, posteriormente transferindo esses dados a documentos digitais. “Além de não termos tempo para usar o velho formato, teria sido um pesadelo revisar milhares de relatórios dos 20 peritos que mandamos a campo”, diz Rhodes.

Segundo ele, com os iPads os inspetores podem instantaneamente carregar modelos padronizados para neles acrescentar recomendações e fotos clicadas no local. Depois de passar por conferência no escritório da Hughes, para certificar a acuracidade dos dados, os relatórios são sincronizados no iPad pelo servidor central FileMaker em Bangladesh, que por fim gera os reports finais para os clientes.

Sobre a FileMaker, Inc.
A FileMaker, Inc. é uma subsidiária da Apple focada em capacitar equipes para criar com facilidade soluções de negócios para iPad, iPhone, Windows, Mac e web. Milhões de usuários, de pessoas físicas a algumas das maiores companhias do mundo, usam soluções criadas com a Plataforma FileMaker para simplificar processos de negócios, gerenciar informações críticas e aumentar a produtividade.

 

Mais informações sobre a FileMaker no Brasil:
Minisite localizado para o Brasil: http://www.filemaker.com/br/

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *