informação sobre as preferências por tipo de automóvel em todo o mundo Notícias

As preferências automóveis mundiais: Como se conduz na Europa, América e Ásia



A Bosch, líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços, acaba de lançar um conjunto de informação sobre as preferências por tipo de automóvel em todo o mundo.

De acordo com a empresa, os motores a gasolina são os mais populares em todo o mundo e a China ocupa o primeiro lugar no número de carros vendidos neste segmento. Quase 100 por cento dos carros adquirido têm um motor a gasolina. Já nos EUA e no Japão, este número, apesar de elevado, desce para cerca de 75%. Os motores com injeção eletrónica de combustível ainda estão presentes em mais de 50 por cento dos veículos a gasolina.

A chamada redução dos veículos está a tornar-se cada vez mais popular e, com isto, também os sistemas de injeção direta da Bosch, conhecidos pela sua eficiência e poupança. Através da combinação destes dois fatores o consumo de combustível pode ser reduzido até 15 por cento, ao mesmo tempo que o turbocompressor ajuda a aumentar a potência do motor especialmente em baixas rotações, melhorando a sua aceleração e o conforto em conduzir.

Bosch technology delivers dynamism and efficiency

No mercado europeu e indiano a tendência passa para o diesel que ocupa 50 por cento dos novos carros nesta região. De facto, apesar da EU e da Índia serem os mercados principais deste tipo de motores, países como os Estados Unidos e Coreia do Sul, por exemplo, revelam o aumento de popularidade de veículos a diesel, tendo, inclusivamente, sido considerado um mercado em crescimento.

A Bosch estima que a quota de mercado dos carros a diesel cresça dos atuais 3% para 10% em 2018.

Para muitos Europeus, os seus benefícios são claros: um veículo moderno movido a diesel consome menos 25% que um veículo semelhante a gasolina e, por sua vez, apresenta uma força de motor (binário) 40% superior.

Já no Japão, os carros híbridos surpreendem. Um em cada cinco novos carros dispõem de um motor híbrido. Número que posiciona o Japão como o país pioneiro em eletrificação, sendo que, nos próximos anos, o registo de veículos híbridos também vai aumentar significativamente noutros países.

A Bosch estima que em 2020 serão vendidos cerca de 113 milhões de veículos em todo o mundo. Destes, 6,5 milhões serão híbridos, 3 milhões serão híbridos plug-in, e 2,5 milhões serão totalmente elétricos (assumindo um total de 113 milhões de veículos vendidos em 2020). Neste sentido, a Bosch encontra-se, desde já, a desenvolver um amplo portfólio de produtos para este mercado que varia entre sistemas híbridos e sistemas híbridos plug-in, bem como motores para veículos totalmente elétricos. Em complemento, a Bosch está também a desenvolver híbridos simplificados baseados num sistema elétrico de 48 volts.

Outro aspeto que não foi deixado ao acaso pela Bosch diz respeito aos motores movidos a gasolina e a álcool (etanol), especialmente utilizados no Brasil, sendo que os Estados Unidos são o segundo maior mercado para estas tecnologias. Este sistema da Bosch funciona com etanol puro bem como com uma mistura de gasolina com etanol. O sistema Flex Fuel permite que os condutores sejam mais independentes, uma vez que é possível escolher entre o etanol mais acessível.

No entanto, uma das tendências que tem ganho maior destaque a nível mundial é o automóvel com motor CNG. Nos últimos dez anos, as vendas deste tipo de motor registaram um aumento de 25% em todo o mundo. Na Coreia do Sul, por exemplo, os veículos movidos a CNG já atingiram uma quota de mercado de 11%.

Sempre atenta às tendências, a Bosch disponibiliza um sistema completo que permite que os veículos funcionem sempre com este combustível mais económico. A utilização deste tipo de veículos traduz-se numa vantagem significativa para os condutores, uma vez que o CNG é até 50% mais barato do que a gasolina e pode reduzir as emissões de CO2 até 25%.

Imagem de destaque cortesia de Free Digital Photos


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *