Notícias

E o Rio de Janeiro… continua lindo?!


São inúmeras e incontestáveis as belezas que dão ao Rio de Janeiro o merecido título de “Cidade Maravilhosa”, tornando a capital fluminense um dos destinos mais procurados, durante todo o ano, não apenas para férias, como também para viver em definitivo. As belezas naturais e a pluralidade cultural, somadas ao charme peculiar dos milhares de cariocas, fazem do Rio um objeto de desejo no mundo inteiro.

Entretanto, e como nem só de belezas naturais e pluralidade cultural vive uma cidade, para uma sociedade em que o lucro vem muitas vezes antes de todo o resto, tornar-se um dos pontos mais atrativos do planeta pode ser um tanto perigoso. Isso por que, há quem defenda que resguardar belezas naturais e históricas pode significar para uma cidade tornar-se alvo de drásticas remodelações urbanas e investimentos muitas vezes selvagens.

Neste ponto, o Rio de Janeiro não é excessão à regra: há poucos meses, a capital carioca sediou a Copa do Mundo de Futebol, um dos maiores eventos esportivos do mundo que, embora tenha trazido ganhos significativos para a cidade e sua população, produziu exclusão territorial e especulação imobiliária — fator recorrente também nas demais 11 cidades brasileiras a sediar os jogos da FIFA. Tendo em conta que o Rio ainda terá as Olimpíadas de 2016, não seria errado de todo imaginar que, nesta altura, a cidade sofrerá com novas super valorizações, especialmente no setor imobiliário.

Especialistas garantem que para cidades como o Rio de Janeiro, com tantas qualidades ao seu dispor, o preço de todo essa especulação pode ser muito alto. A bem da verdade, o Rio tem amargado nos últimos tempos o maior índice de valorização imobiliária entre todas as cidades incluídas nas estatísticas da Fipe/Zap. Para se ter uma ideia, nos últimos seis anos, a valorização média do metro quadrado atingiu 262%, tendo os valores dos aluguéis também disparado, subindo 143% no mesmo período.

rio-de-janeiro-cidade-maravilhosa

O Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e as lindas praias são provas de que a Mãe Natureza foi generosa com o Rio

Por sua vez, toda essa super valorização de uma localidade acaba por responder pela produção de um quadro social desastroso para os mais pobres. Na prática, milhares de trabalhadores vêm-se obrigados a fugir para periferias mais distantes, impossibilitados de pagar aluguel nas regiões nobres da cidade. Enquanto isso, outros são violentamente despejados das suas moradias, consequentemente agravando os problemas mobilidade urbana, de infraestrutura e, até mesmo, acesso a serviços públicos.

Neste aspecto, os números não metem jamais: o déficit habitacional na região metropolitana da capital carioca aumentou mais de 10% apenas entre 2011 e 2012, último dado disponível, chegando a 331 mil famílias. De acordo com a Fundação João Pinheiro, este aumento foi impulsionado pelo aumento vertiginoso dos valores dos aluguéis praticados na cidade.

Mas culpar a Copa, as Olimpíadas ou qualquer outra mega evento que possa acrescentar valores à já super valorizada “Cidade Maravilhosa” por fomentar a especulação imobiliária é tolice. Além do mais, apesar dos indicares econômicos mostrarem o Rio de Janeiro como um dos destinos mais caros para se viver, as belezas naturais, marca registrada do Brasil, estão por toda a parte: o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e as lindas praias são provas de que a Mãe Natureza foi generosa com a cidade.

Como se isso tudo já não bastasse para fazer crescer o desejo de viver neste lugar, o município ainda tem monumentos que são admirados mundialmente — o Cristo Redentor, encravado no Morro do Corcovado é o mais celebrado de todos. Considerado uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor é uma das imagens que representa o Brasil mundo a fora.

Portanto, é inegável: A CIDADE MARAVILHOSA CONTINUA LINDA SIM, senhoras e senhores! E aos que vêm na capital carioca um lugar não apenas para umas boas férias, mas também um paraíso para fincar raízes, constituir família, passar uma vida, um dos grandes desafios é, sem dúvida descobrir a melhor oferta antes de efetuar a compra de um imóvel. Neste caso, vale apostar nos sites dedicados a fornecer todos os tipos de propriedades, com excelentes anúncios imobiliários, onde é possível encontrar as melhores ofertas de casas no Rio de Janeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *