Google News Espanha Notícias

Google News vai encerrar em Espanha



A Google anunciou na passada quarta-feira que irá encerrar em breve o seu serviço Google News em Espanha depois de uma lei de direitos de autor ter sido aprovada recentemente, o que se revelou demasiado dispendioso para que o serviço pudesse continuar a funcionar.

Esta nova lei espanhola irá entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 2015 e iria requerer que a Google pagasse direitos  de autor às fontes espanholas caso os seus conteúdos ou títulos fossem incluídos no Google News.

Uma vez que o Google News não é uma plataforma que gera qualquer tipo de receitas, não sendo apresentado qualquer tipo de publicidade em todo o serviço, a Google diz que não faria qualquer sentido estar a pagar às fontes espanholas para poder publicar no seu serviço pequenos excertos dos seus artigos. Sendo assim, a Google irá remover todas as suas fontes de publicações espanholas do Google News no dia 16 de Dezembro.

“Infelizmente, como resultado da nova lei espanhola, iremos em breve encerrar o Google News em Espanha. Esta nova legislação requer que todas as publicações espanholas cobrem serviços como o Google News para que possam mostrar qualquer tipo de conteúdo dos seus artigos, quer os seus autores queiram ou não. Como o Google News não tem qualquer tipo de receita, esta nova abordagem é completamente insustentável. Por isso é com grande tristeza que no dia 16 de Dezembro iremos remover todos os autores espanhóis do Google News e encerrar o serviço em Espanha.”, disse Richard Gingras – Director do Google News.

 

Infelizmente parece que os autores espanhóis que contribuem para o Google News não terão qualquer opção de escolha nesta matéria, mesmo que não concordem com esta nova lei dos direitos de autor.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *