Intel na CES 2015 Tecnologia

CES 2015: Intel anuncia o poder de computação de próxima geração



A Intel anunciou, durante a CES 2015 (International Consumer Electronics Show), a nova família de processadores de 5ª Geração Intel® Core™ que faz parte da mais recente oferta de processadores de 14nm da marca, garantindo assim um desempenho gráfico e de sistema melhorado, bem como uma experiência de utilização mais natural e envolvente, contando ainda com uma autonomia de bateria mais alargada comparativamente aos modelos das gerações anteriores.

O lançamento da 5ª Geração Intel Core inclui 14 novos processadores para o mercado de consumo e profissional, incluindo dez novos processadores de 15W com Intel® HD Graphics e quatro novos modelos de 28W com Graphics Intel® Iris™. O processador de 5ª Geração Intel Core foi especialmente desenvolvido para a próxima geração de equipamentos de computação, graças à sua experiência mais leve, mais fina e mais eficiente tendo em vista os utilizadores, nas mais distintas estruturas e dimensões, como é o caso dos tradicionais notebooks, dos designados 2 em 1, Ultrabooks™, Chromebooks, desktops all-in-one e mini PCs.

Desta forma, com a chegada do processador de 5ª Geração Intel Core, a micro arquitetura “Broadwell” deverá revelar-se a transição móvel mais rápida na história da empresa, colocando nas mãos dos utilizadores um conjunto de dispositivos mais vasto e distinto. A Intel anunciou também a distribuição da sua próxima geração de processadores de 14nm para tablets destinada aos fabricantes de dispositivos. Este novo System on a Chip (SoC), cujo nome de código é “Cherry Trail”, oferece computação a 64-bits, gráficos melhorados com placas Intel® Generation 8-LP, um desempenho de topo e uma maior autonomia de bateria para os tablets mais procurados.

A plataforma oferece, ainda, funcionalidades de modem de classe mundial, com LTE-Advanced suportado pela plataforma Intel® XMM™ 726x, o que se traduz em velocidades de Cat-6 e agregação de operadores. Desta feita, os parceiros irão lançar novos produtos já com esta plataforma a partir do primeiro semestre deste ano. Entre os principais benefícios da nova família de processadores de 5ª Geração Intel Core e do processador de próxima geração de 14nm para tablets, destaque para: 

Desempenho de topo. Os processadores de 5ª Geração Intel Core (U series) utilizam a nova tecnologia de processamento de 14nm da Intel, integrando mais transístores (35%) num die que é 37% mais pequeno, comparativamente à geração anterior. O novo processo, em conjunto com uma série de melhoramentos ao nível da arquitetura, desbloqueia um desempenho gráfico 24% superior ao anterior, bem como uma conversão de vídeo até 50% mais rápida e uma autonomia da bateria que garante até mais 1,5 horas de atividade.

Para além disso, os utilizadores que pretendam atualizar um PC com aproximadamente 4 a 5 anos poderão, também, usufruir de aumentos significativos em outras áreas de destaque: um desempenho gráfico até 12 vezes superior, uma velocidade de conversão de vídeos até oito vezes mais rápida, um desempenho ao nível da produtividade até 2,5 vezes superior e tempos de fim de inatividade nove vezes mais rápidos. Tudo isto, com a garantia de até mais duas horas extra de autonomia da bateria.

Eficiente em termos energéticos. Uma autonomia da bateria ainda maior. A Intel continua a investir na otimização da autonomia das baterias e esta mais recente família de processadores eleva novamente a fasquia neste departamento. Ao aumento da eficiência do processo de fabrico do processador Intel de 14nm veio juntar-se uma maior e melhor gestão da energia e melhorias ao nível do design. Os consumidores têm até mais 1,5 horas de autonomia da bateria, face ao que era garantido pelos processadores de 4ª Geração Intel Core (U series) anteriores. O resultado é um aumento da potência e do desempenho sem sacrifício da autonomia da bateria.

Assista aos conteúdos preferidos. Jogue os melhores títulos. Os novos gráficos Intel permitem dar asas à criatividade dos utilizadores, graças à 5ª Geração da família de processadores Intel Core, trazendo consigo a próxima evolução de arquitetura gráfica, permitindo novos níveis de desempenho e de eficiência energética. A 5ª Geração da família de processadores Intel Core oferece diferentes opções gráficas, incluindo as Intel® HD Graphics 5500, HD Graphics 6000 e Intel® Iris™ Graphics 6100.

Todas estas soluções garantem gráficos deslumbrantes e permitem reprodução a 4K Ultra HD, com Intel WiDi 5,14. As características adicionais da plataforma incluem suporte para um melhorado descodificador de codecs VP8, VP9 e HEVC, assim como suporte para as mais recentes APIs gráficas (DX 11.2, DX 12 Ready) e recursos gráficos de programação incluindo o OpenVL 2.0 e OpenGL 4.3. Independentemente de estar jogar o mais recente jogo em 4K Ultra HD, ou simplesmente a partilhar as suas criações em vídeo com a família, os gráficos Intel HD e Iris garantem uma experiência de visualização verdadeiramente impressionante.

Internet das coisas. Os processadores Intel Core de 5.ª Geração estão também disponíveis para alimentarem a Internet of Things (IoT) – Internet das Coisas, particularmente em segmentos verticais como o retalho, produção e o setor médico. Graças à tecnologia e arquitetura líder de 14nm da Intel, a 5.ª Geração de processadores Intel Core foi desenhada para melhorar os gráficos e o desempenho em envelopes térmicos mais pequenos, suportando a próxima geração de soluções IoT, e mantendo a compatibilidade com as gerações anteriores. As funcionalidades melhoradas e as capacidades de segurança podem servir para soluções de Internet das Coisas end-to-end para garantirem benefícios aos clientes e ideias de negócios.

Experiências mais naturais e imersivas. A performance da 5.ª Geração de processadores Intel Core disponibiliza as bases para excelentes experiências de utilizador hoje e no futuro. Quando usados em conjunto com a tecnologia Intel® RealSense™ 3D, sem fios e sem passwords, e com assistentes de voz, os processadores Intel Core de 5.ª Geração permitem experiências de utilização mais naturais e mais interativas. A tecnologia Intel RealSense 3D garante funcionalidades como controlos gestuais, captura e edição de 3D e capacidades inovadoras de foto e vídeo.

Com a visão de uma experiência “sem fios”, o Intel® Wireless Display (WiDi) v.5.1 e o docking wireless WiGig dotam os utilizadores de maior controlo sobre a suas experiência, permitindo o processamento e a partilha a partir de virtualmente qualquer local sem a confusão inerente ao uso de fios. A tecnologia de assistente de voz da Intel permite que o utilizador controle o seu PC a partir do browser e de apps compatíveis usando somente comandos de voz, e inclui agora tecnologia Wake on Voice5 para “despertar” o computador usando apenas o som da sua voz.

O processador de próxima geração de 14nm Intel Atom para tablets, “Cherry Trail”, vai garantir novas experiências de utilizador através de atributos como a tecnologia Intel RealSense, sem fios, sem palavras passe e das funcionalidades da tecnologia Intel® Context Aware™, assegurando assim novas inovações aos tablets.

O Intel RealSense Snapshot oferece capacidades de reconhecimento de profundidade de campo em fotografias, dando às pessoas a possibilidade de alterar a focagem, de tirarem medidas e de adicionar efeitos dinâmicos e movimento a imagens usando somente um toque do dedo. Com as suas funcionalidades sem fios, o Cherry Trail permite que os tablets reproduzam através de wireless conteúdos num ecrã de maiores dimensões ou num projetor.

O Cherry Trail vai ainda permitir que os utilizadores façam login com a sua face, com a impressão digital ou através de um equipamento por eles legitimado. Usando um acelerómetro, sensores de som e de luz, e informação da cloud, a tecnologia Intel Context Aware pode determinar o contexto ou ambiente em que determinado utilizador está a usar o tablet e disponibilizar dados baseando-se no reconhecimento desse local.

Line-Up e Disponibilidade. A nova 5.ª Geração da família de processadores Intel Core inclui os processadores Intel® Core™ i3, Intel® Core™ i5, Intel® Core™ i5 vPro™, Intel® Core™ i7, e Intel® Core™ i7 vPro™. Os novos Intel® Pentium® e Intel® Celeron®, também baseados no processo de 14nm, já estão disponíveis. Os sistemas baseados na 5.ª Geração de processadores Intel Core – dos mais variados fabricantes – deverão estar disponíveis em janeiro. Os equipamentos baseados na plataforma “Cherry Trail” deverão estar disponíveis na primeira metade de 2015.

Para mais informação, visite www.intel.com.

Este post é um comunicado de imprensa da Intel


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *