Compiladores_Da-Teoria-à-Prática Notícias

FCA ajuda a descodificar linguagens com “Compiladores – Da Teoria à Prática”



A FCA – Editora de Informática do Grupo LIDEL apresenta o livro “Compiladores – Da Teoria à Prática”, da autoria dos professores, e especialistas nesta ferramenta, Pedro Reis Santos e Thibault Langlois.

O compilador é uma ferramenta que converte, de uma forma eficiente, programas descritos por linguagens de alto nível em código executável (linguagem-máquina). De uma forma mais simples, um compilador é a ponte entre as aplicações e os sistemas, utilizando estruturas de dados e algoritmos, sendo todo o código executado compilado.

A geração desse código é precedida por uma fase de análise do programa para garantir a correção do mesmo. Esse processo de análise permite compreender muitas das limitações e os pontos fortes das linguagens de programação.

Com este livro, os estudantes do ensino superior e profissional, produtores de software, programadores e utilizadores em geral ficarão a compreender de que forma o compilador converte programas descritos por linguagens de alto nível em código executável.

Este livro procura abordar os desafios das linguagens e das arquiteturas atuais, preparando o leitor para os desafios que, inevitavelmente, surgirão no futuro na área dos compiladores.

A obra exemplifica todo o processo de desenvolvimento de um compilador simples, em C e em Java, com conversão em código para bytecodes Java, MSIL.net, Pentium e arm. As noções teóricas, em paralelo com uma forte componente prática, oferecem um contacto direto com exercícios e projetos de complexidade crescente.

Livro “Compiladores – Da Teoria à Prática”

Principais temas abordados no livro:

Parte I – Análise Determinista de Linguagens

  • Análise lexical
  • Gramáticas livres de contexto
  • Análise sintática descendente
  • Análise sintática ascendente por tabela
  • Gramáticas atributivas
  • Análise semântica
  • Projeto de análise

 

Parte II – Síntese do Código

  • Ambiente de execução de programas
  • Representação de código intermédio
  • Geração de código intermédio
  • Geração de código final para máquinas de pilha
  • Seleção e escalonamento de instruções
  • Reserva de registos
  • Análise de fluxo

Sobre a FCA:

A FCA – Editora de Informática, do grupo de edições técnicas LIDEL, é um projeto 100% português que iniciou a sua atividade em outubro de 1991. Apresenta a mais completa biblioteca de informática em português, com mais de 300 títulos dedicados a praticamente todas as áreas das tecnologias de informação, e variadas coleções destinadas a profissionais, estudantes e público em geral. 

Os livros que publica são da autoria de experientes profissionais portugueses, que incutem na sua escrita um cariz formativo, adaptado à realidade do mercado nacional. No catálogo online da FCA – www.fca.pt – os leitores podem encontrar material auxiliar e algumas atualizações, que lhes permitem acompanhar o desenvolvimento das tecnologias e dos sistemas de informação. 

O Grupo LIDEL, 100% português, tem como atividade principal a edição e distribuição de livros técnicos de autores nacionais. Com 50 anos de experiência no mercado do livro, o Grupo LIDEL é atualmente uma das maiores referências na edição técnica nacional em termos de diversidade de oferta, qualidade dos produtos, conteúdos temáticos e inovação, apresentando em catálogo cerca de 700 obras em português. Sob a chancela LIDEL são publicados livros de Ensino do Português (Língua Estrangeira e Língua Segunda), Medicina, Enfermagem, Gestão, Formação de Professores, Formadores e Engenharia, entre outros. Em 2014 foi lançada a chancela LIDEL – Saúde e Bem-Estar, inteiramente dedicada ao público em geral. A ETEP – Edições Técnicas e Profissionais direcionada para as áreas de Automação, Robótica e Eletrónica; a PACTOR para as de Ciências Sociais, Forenses e da Educação e a FCA Design para as áreas do Design e da Arquitetura.

 

Sobre os Autores:

Pedro Reis Santos

Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico (IST), onde é docente desde 1990. Lecionou as disciplinas de complementos de Compiladores, Algoritmos e Estruturas de dados, Programação por Objetos e Ambientes de Desenvolvimento. É regente da disciplina de Compiladores (IST/Taguspark).

Thibault Langlois

Professor Auxiliar do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde é docente desde 2001. Lecionou e foi regente das disciplinas de Compiladores, Introdução à Programação (Java), Laboratórios de Programação (Java) e Programação I e II (em C). É regente das disciplinas de Linguagens Formais e Autómatos, Princípios de Programação (programação funcional, Haskell) e Desenvolvimento Centrado em Objetos (Java). Durante sete anos foi docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores do IST, onde lecionou as disciplinas de Introdução à Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Compiladores e Projeto de Compiladores.

 

Sobre o livro:

“Compiladores – Da Teoria à Prática”

ISBN: 978-972-722-768-6

N.º de pág.: 480

P.V.P: 36.65€


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *