Faculdade-de-Engenharia-da-Universidade-do-Porto Internet

Indoor Maps: Google lança funcionalidade em Portugal


 

Indoor Maps, a mais nova funcionalidade do Google Maps que permite aos utilizadores visualizarem mapas interiores detalhados, encontrarem pontos de interesse relevantes no interior e obterem informação relevante já está disponível também em Portugal.

Segundo a Google, para que este lançamento se tornasse possível, a colaboração e o envolvimento de diferentes parceiros locais foram imprescindíveis na implementação desta funcionalidade em estações de transporte públicos, museus, universidades, centros comerciais, palácios, entre outros espaços (a lista completa com os 49 locais nacionais pode ser consultada aqui).

João Falcão e Cunha, Director da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, fala com entusiasmo no trabalho em conjunto realizado com a gigante tecnológica para dar uma real utilidade a esta funcionalidade. “O potencial da utilização das plantas da FEUP pelos visitantes e estudantes é muito relevante. Ajuda também as pessoas com mobilidade reduzida. Plantas específicas para pessoas com mobilidade reduzida foram também acrescentadas num complemento à nossa política institucional em termos de acessibilidades”, explica.

Como funciona a novidade?

Sempre que disponíveis, os mapas interiores serão automaticamente apresentados no dispositivo móvel assim que o utilizador fizer a ampliação de um local no Google Maps. Além da navegação, será possível ainda identificar pontos de interesse específicos – lojas e seções presentes num centro comercial, por exemplo – e sempre que um edifício tiver mais de um piso, o utilizador poderá selecionar o andar apenas ao clicar no número do piso desejado.

Ainda dentro desta parceria, o Instituto Superior Técnico acaba de integrar a novidade da Google à FenixEdu, aplicação da Universidade. Deste modo, os alunos agora podem encontrar com mais facilidade as salas de aula para cada dia e período, por exemplo. “Com cerca de 5.000 salas, entre dezenas de edifícios e 3 campi, pode ser difícil encontrar uma sala, principalmente para os novos estudantes. A integração do Google Maps Indoor com a FenixEdu irá ajudá-los”, explica Artur Ventura, Engenheiro Informático da instituição.

fenixedu-indoor-google-maps

Veja como é fácil encontrar o caminho para a próxima aula do “Lab8” utilizando o Google Indoor Maps através da FenixEdu

A partir de hoje, os proprietários de espaços poderão colaborar e ampliar o número de mapas interiores disponibilizados. Desde que cumpram as diretrizes de conteúdos, poderão inserir de uma forma rápida e simples, a partir do seu computador, as plantas de um local público e contribuir para alargar a cobertura e detalhes da nova funcionalidade.

Acessíveis através de qualquer dispositivo móvel (Android e iOS), atualmente, o Indoor Maps está neste momento disponível em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Canadá, Brasil, Reino Unido, Austrália e agora Portugal.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *