capa_samsung Mobile

Samsung lidera o mercado de smartphones, mas a Apple está cada vez mais perto


A Samsung continua a ser a empresa a maior cota no mercado de smartphones, no entanto a Apple aproxima-se a passos largos e está a escassos 0,2% da rival sul-coreana.

De acordo com a Associated Press, no último trimestre de 2014 a Samsung alcançou uma participação de mercado de 20%, enquanto gigante da “maça” conseguiu 19,8%. A diferença é quase resídual e, tal facto (fato), deve-se aos 74,5 milhões de iPhones vendidos nos últimos 3 meses do ano, o que significa um aumento de 50% quando comparado como mesmo período do ano anterior.

A gigante da tecnologia sul-coreana tem vindo a liderar o mercado de smartphones desde 2011, no entanto enfrenta uma concorrência cada vez maior dos fabricantes chineses, como a Huawei, Xiaomi e Lenovo. No último trimestre de 2014 as 3 empresas atingiram uma cota global de 17,2% e as suas vendam continuam a crescer cada vez mais, principalmente nos mercados asiáticos.

Comparação da participação no mercado global nos últimos 3 meses de 2014 e 2013

Marcas 2014 2013
Samsung 20% 28,8%
Apple 19,8% 17,4%
Lenovo 6,6% 4,7%
Huawei 6,2% 5,7%
Xiaomi 4,4% 2%



A Apple, com o lançamento do primeiro iPhone em 2007 , estabeleceu o padrão para os telemóveis inteligentes, no entanto a Samsung tem vindo a liderar esse mercado desde 2001, com a sua enorme gama de smartphones equipados com Android, o sistema operativo/operacional da Google.

Durante muitos anos a Apple relutou em lançar smartphones de grandes dimensões, no entanto em 2014 alterou completamente essa opinião e lançou o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, que se revelaram um sucesso de vendas imediato. Sem dúvida, esses dois equipamentos são uma das principais razões para o aumento da sua cota de mercado.

A Samsung terá que arregaçar as mangas para consolidar (e se possível ampliar) o seu estatuto de líder, no entanto 2015 não parece ser um ano de facilidades. A concorrência é cada vez maior e a gigante sul-coreana necessita de se reiventar. Vale lembrar que os lucros da companhia baixaram imenso em 2014 e que o smartphone Galaxy S5 não obteve o sucesso de vendas esperado. Será que o novo Samsung Galaxy S6, com lançamento previsto no Mobile World Congress (dentro de cerca de 1 mês), conseguirá inverter essa tendência?

Via Associated Press

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *