Nova versão do devolo Cockpit Software

Nova versão do devolo Cockpit permite gerir todos os adaptadores powerline



A devolo, empresa líder na criação de soluções de conectividade através da rede elétrica doméstica (powerline), acaba de disponibilizar uma nova versão do seu software devolo Cockpit, com o qual é agora possível gerir todos os adaptadores powerline instalados.

Através de uma interface gráfica muito simples e fácil de usar, o devolo Cockpit permite agora definir parâmetros de configuração até mesmo para adaptadores de outras marcas que sejam compatíveis com a norma HomePlug.

Os adaptadores devolo dLAN podem ser usados não só para ligar computadores e dispositivos móveis mas também equipamentos de eletrónica de consumo como consolas de jogos SmartTVs ou leitores de Blu-ray, o que significa que não necessitam de qualquer software adicional para funcionarem – incluindo drivers ou outro tipo de controladores. E até a proteção da rede através de password pode ser realizada diretamente nos adaptadores pressionando simplesmente um botão na caixa.

devolo Cockpit opçõesA utilização do devolo Cockpit é, por isso, opcional. No entanto, este software oferece funcionalidades adicionais poderosas e muito interessantes, entre elas:

Visualização gráfica dos adaptadores da rede, incluindo as respetivas velocidades. O software mostra a velocidade máxima que cada adaptador oferece, bem como a velocidade de ligação dos adaptadores entre si – a qual depende do local onde estão colocados, qualidade da rede, tipo de adaptador, etc. Adaptadores de outras marcas também aparecem no mapa gráfico da rede.

Visualização imediata da qualidade da ligação. As linhas de cor entre cada adaptador indicam a largura de banda disponível: linhas verdes denotam uma velocidade ideal, adequada para transferência de conteúdos como vídeo Full HD e 4K (consoante os adaptadores); linhas laranja indicam uma largura de banda menor, ainda assim adequada para streaming de música e vídeo em resolução normal (SD) bem como jogos online; linhas vermelhas indicam uma largura de banda limitada, adequada sobretudo para acesso simples à Internet como navegação de websites e consulta de email.

Configuração remota dos adaptadores. Através do devolo Cockpit é possível alterar remotamente inúmeros parâmetros dos adaptadores, entre eles o nome de cada um (o que facilita a sua identificação na rede); ligar/desligar os LEDs de estado (útil no caso de adaptadores que fiquem ligados toda a noite num quarto de dormir, onde os LEDs possam ser incomodativos); desligar remotamente a passagem de dados num determinado adaptador; e, novo na versão 4.3 do Cockpit, até desligar o modo de poupança de energia de forma a otimizar a latência para jogos online.

Atualização de firmware fácil. Clicando no botão “Actualizações”, o software procura novos firmwares para todos os adaptadores devolo instalados – desde os mais antigos, de 200 Mbps, até aos mais recentes de 1200 Mbps, com e sem Wi-Fi integrado – e instala automaticamente o firmware.

Proteção da rede. Através do software devolo Cockpit é possível definir uma password que proteja toda a rede – incluindo adaptadores de outras marcas.

Outras funcionalidades. Com o software devolo Cockpit podemos ainda aceder aos manuais digitais de cada um dos diferentes adaptadores instalados, bem como a páginas online com as FAQ de cada um deles.

A versão 4.3 do devolo Cockpit está disponível para sistemas Windows (Vista 32/64 bits e superior), MacOS (10.6 e superior) e Linux Ubuntu 14.04 (32 e 64 bits).

Existem também apps disponíveis para dispositivos móveis iOS e Android.

 

O devolo Cockpit pode ser descarregado através do website da devolo em www.devolo.com/pt/dLAN-Software/devolo-Cockpit-configuracao-simples-sua-rede-Powerline

Informação sobre as apps móveis encontra-se em http://www.devolo.com/pt/dLAN-Software/devolo-Cockpit-app-monitorizacao-movel-para-rede-domestica


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *