Fórum Internacional de Comunidades Inteligentes e Sustentáveis em Braga Futuro hoje

A Iluminação Conectada é a aposta da Philips para as Smart Cities



No âmbito do Fórum Internacional de Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, a Philips destaca os novos serviços que a iluminação conectada oferece às cidades do futuro como a possibilidade de ser uma fonte de poupança, inovação, inteligência e de conectividade.

A iluminação conectada é uma realidade que está a invadir as cidades em todo o mundo, colocando o cidadão no centro da ação, este conceito proporciona às cidades serviços adicionais que ultrapassam a simples utilização funcional da luz, como por exemplo, aumentar os níveis de segurança e habitabilidade, potenciar o turismo noturno ou revitalizar bairros.

“Observamos na sociedade três grandes tendências globais: o imparável processo de urbanização da população (em 2050 dois terços da população viverá em cidades), a crescente consciência da eficiência energética e da digitalização. É por estas razões que o mundo necessitará de mais luz, luz mais eficiente e luz conectada. Se tivermos em conta de que 19% do consumo energético mundial é em iluminação, valor que ascende a 20% no caso das cidades 35% no caso dos edifícios, as oportunidades de poupança que as novas tecnologias de iluminação oferecem, como os LED e os sistemas de gestão e controlo, são uma realidade. A combinação destas tecnologias poderá gerar poupanças energéticas na ordem dos 80%, com a consequente poupança económica para as cidades.” – cita Rui Pereira, Diretor da Philips Lighting em Portugal.

As inovações tecnológicas no campo da iluminação, com a irrupção dos LED e da conectividade, juntamente com as ditas tendências globais, levaram a ONU a nomear 2015 como o Ano Internacional da Luz. A importância da utilização da luz no futuro leva à colaboração entre entidades públicas e privadas com o intuito de oferecer soluções inovadoras pensadas para as pessoas.

Iluminação funcional nas Smart Cities

A iluminação funcional das cidades é um dos grandes desafios enfrentados pelas cidades de hoje, seja pelo consumo energético, pelos custos de manutenção e da energia ou simplesmente pela segurança urbana. A aposta das cidades na tecnologia LED, com luz branca, e nos sistemas de iluminação conectada para melhorar a eficiência das instalações, permite atingir níveis de poupança significativos ao mesmo tempo que torna as cidades mais inteligentes.

Atualmente, cidades como Madrid e Barcelona já estão a trabalhar nesta linha, Madrid está a realizar uma renovação da sua iluminação por tecnologias mais eficientes como LED, com poupanças na ordem dos 44%, e Barcelona iniciou a remodelação da Avenida del Paral•lel onde instalou recentemente o sistema de controlo ponto a ponto CityTouch. É também o caso da cidade de Buenos Aires na Argentina, que está comprometida com a renovação de grande parte da sua iluminação pública por tecnologia LED e conectada, conseguindo atingir poupanças de cerca de 50% em comparação com a sua instalação anterior.

Fórum Internacional de Comunidades Inteligentes e Sustentáveis – Braga

Este Fórum Internacional, que será realizado nos próximos dias 16 a 19 de Abril de 2015 no Parque de Exposições e Centro de Congressos de Braga, integra uma temática inserida nos domínios da Estratégia da Europa no âmbito Quadro Comunitário de Apoio para o horizonte 2014-2020. Contará com a presença de especialistas, líderes de opinião e decisores que partilham os mais recentes desenvolvimentos, resultados e estratégias no domínio das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis.

A Philips participará na mesa redonda “Tecnologias para o novo modelo de cidades” onde se abordará o conceito “Smart Lighting” como fonte de inovação para as cidades e as possibilidades que o mercado apresenta para a sua aplicação. A Iluminação Conectada será a aposta de valor da Philips para as cidades do futuro.

Mais informação sobre o Congresso em http://www.ficis.pt/
Mais informação sobre a Philips em www.philips.pt


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *